Diario de Pernambuco
Busca
Lista Jorge Ben 70 anos: confira as dez música mais tocadas Músico se apresenta no próximo sábado (28), no Baile da Gravata Florida, ao lado da Mundo Livre S/A

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 22/03/2015 14:00 Atualizado em: 21/03/2015 16:42


Jorge Ben Jor tem discos clássicos como "A tábua de esmeralda" e "África Brasil". Crédito: Divulgação
Jorge Ben Jor tem discos clássicos como "A tábua de esmeralda" e "África Brasil". Crédito: Divulgação

Rei do samba rock, homem da gravata florida, Jorge Ben Jor é, sem dúvidas, um dos músicos mais ímpares da MPB. O currículo impressiona. São dele discos clássicos como Samba esquema novo (1963), A tábua de esmeralda (1974) e África Brasil (1976).

A influência de Ben Jor pode ser vista até em músicos recifenses, como a banda Mundo Livre S/A. O vocalista Fred 04 já declarou ter se apaixonado por música após ouvir A tábua de esmeralda. A Nação Zumbi de Jorge du Peixe também homenageia o mestre com o projeto Los Sebosos Postizos, com repertório formado inteiramente por músicas de Ben Jor.

Prestes a completar 70 anos de idade neste domingo (22), Ben Jor não dá sinais que pretende parar tão cedo. O Viver reuniu as canções mais executadas desde 2010, segundo dados do Ecad. Confira.

1) País tropical
Talvez a música de maior sucesso de Ben Jor, canta as belezas naturais do Brasil. Lançada em tempos de ditadura, a música ressaltava elementos da cultura nacional, como torcer para o Flamengo, ter um Fusca e um violão.



2) Mas que nada
Regravada por artistas como Sérgio Mendes e atéo grupo pop Black Eyed Peas, a música foi lançada em meados dos anos 1960, quando Ben Jor ainda não utilizava a guitarra elétrica.



3) Taj Mahal
Lê lê lê lê... Refrão favorito dos cantores de chuveiro, a música é um dos hits de África Brasil, de 1976.



4) Fio maravilha



5) Chove chuva



O sambista e a banda Mundo Livre S/A se apresentam dia 28 de março no Baile da Gravata Florida, que será realizado no Baile Perfumado (Rua Carlos Gomes, 390, Prado). A última vez que o artista esteve na cidade foi em 2013 como atração principal do 49° Baile Municipal. Os ingressos custam R$ 100 (homem) e R$ 80 (mulher), à venda nas lojas VitaBrasilNet e no Top Ingressos.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL