Muros Festival internacional de graffiti leva cores ao Centro do Recife Recifusion ocorre neste sábado e no domingo na Rua Oliveira Lima, na Boa Vista

Por: Isabelle Barros

Publicado em: 28/03/2015 17:08 Atualizado em: 28/03/2015 17:15

Muros começaram a ser pintados na manhã deste sábado: Fotos: Juliana Bandeira/ Recifusion/ Divulgação
Muros começaram a ser pintados na manhã deste sábado: Fotos: Juliana Bandeira/ Recifusion/ Divulgação
 
A relevância que a arte urbana conquistou na paisagem das cidades do mundo inteiro motivou a realização de eventos como o Recifusion, dedicado ao grafitti, hip hop e à cultura de rua. A iniciativa chega à sétima edição com 64 artistas participantes, brasileiros e estrangeiros, e ocupa, neste sábado e no domingo, os muros ao lado do antigo Colégio Nóbrega, na Rua Oliveira Lima, no bairro da Boa Vista.

Uma maratona de ações de produção de grafitti, apresentações musicais e rodas de break vão movimentar o local de manhã até a noite, todas gratuitas e com acesso livre. As atividades começam às 10h e vão até a madrugada. Embora o evento tenha começado na última segunda-feira, as atividades iniciais eram mais direcionadas a oficinas e a vivências entre os próprios artistas selecionados, com participação limitada do público.

A participação crescente das mulheres no grafitti e na arte urbana também se tornaram o foco desta edição, cujo tema é Conquistando espaços, fortalecendo o traço, em referência à busca de igualdade de gênero. Elas foram as ministrantes de todas as oficinas deste ano e, além das artistas brasileiras, há mais quatro estrangeiras: Shalak, do Canadá, Chun Li, da Argentina, Antisa, do Chile e BLN, do Equador.

Para selecionar os artistas, a produção fez uma convocatória para buscar trabalhos que se destacassem, e 44 dos nomes do evento foram selecionados dessa forma. “Os critérios foram de representatividade e qualidade, além de escolher, de preferência, quem ainda não fez parte do evento”, esclarece Léo Arém, diretor artístico do Recifusion. Na programação, estão participantes de 14 estados e sete países. De Pernambuco, são dez grafiteiros.

A época de realização do festival também faz referência ao Dia Nacional do Grafitti, comemorado todo dia 27 de março. Ao longo da existência, o evento também foi realizado em vários locais diferentes, desde o Bairro da Boa Vista até a Várzea. “Várias técnicas estão presentes aqui, não temos preconceito. Antes do Recifusion, o trabalho dos pernambucanos não circulava muito lá fora. Agora, mais artistas locais são chamados para mostrar seu talento em outros lugares. Nossa ideia também era ‘quebrar o gelo’ e promover um contato mais direto entre artista e público, com troca de ideias e sem estrelismos”, defende Arém.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL:

28 - SÁBADO
10h - Produção de Graffiti
14h - Batalha das Batalhas (Mc’s) - DJ Rone - Mr Cínico - Poema Liricista - Pica Pau - TAI
15h - PIMPEX com Mundano(SP) e Artistas Convidad@s
20h - Cypher de BREAK - DJ MAS (PE)
21h - RAP Gospel - Mc Cleyton, Mc Rubi e Jota DS
22h - DJ BIG E CONVIDADOS (PE) Long Mc, Mc Gênio, Junior MC e Maciel Salú.
23h - Diomedes Chinaski (PE)
00h - Gutierrez (RJ)
01h - Karol de Souza (SP)

29 - DOMINGO
10h - Produção de Graffiti
14h - RF7 Break Battle - Seletiva para o Battle Skill (BH) | DJ Stanley e MC Okado
17h - DJ Lala K (PE)
18h - Palha de Coco (PE)
19h - Negrita (PE)
19h40 - Douglas DIN (BH)
20h10 - Final da Jornada de MC’s
21h - Marechal (RJ)

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL