Televisão Estreia de Babilônia é marcada por beijo lésbico e rivalidade de vilãs O primeiro capítulo da novela da TV Globo teve 31 pontos de audiência e foi repercutido nas redes sociais

Publicado em: 17/03/2015 10:20 Atualizado em: 17/03/2015 15:11

Embate entre Inês (Adriana Esteves) e Beatriz (Glória Pires) deve marcar a trama - Foto: TV Globo/Divulgação (Foto: TV Globo/Divulgação)
Embate entre Inês (Adriana Esteves) e Beatriz (Glória Pires) deve marcar a trama - Foto: TV Globo/Divulgação


A estreia de Babilônia trouxe a rivalidade das personagens Beatriz (Glória Pires) e Inês (Adriana Esteves), o beijo lésbico de Estela (Nathalia Timberg) e Teresa (Fernanda Montenegro) e as temáticas relacionadas a ascensão social como trunfos. A trama de Gilberto Braga, João Ximenes Braga e Ricardo Linhares começou com fôlego e já mostrou bem o perfil das personagens principais.

Glória dá vida à uma mulher fria e calculista. A própria atriz comparou Beatriz de Raquel, de Mulheres de areia. Enquanto Esteves surpreende como uma vila diferente de Carminha, de Avenida Brasil, apesar de preservar alguns resquícios. É uma mulher frustrada, invejosa e ambiciosa. Os diálogos entre as duas repercutiram bem nas redes sociais e até viraram memes. Algumas expressões do texto circulam na internet, como "quer ter um ano bom, mas vira o ano com cidra", inspirada em fala de Inês, e "não estou disposta", dita por Beatriz.

A cena do beijo de Estela e Teresa, casadas há 35 anos, merece aplausos pela delicadeza e coragem. Surgiu naturalmente, logo nos primeiros minutos do capítulo de estreia, sem muito alarde. Diferente de Império, por exemplo, cujo beijo entre os personagens de José Mayer e Kleber Toledo só apareceu na última semana.

Foto: TV Globo/Divulgação (Foto: TV Globo/Divulgação)
Foto: TV Globo/Divulgação


A abordagem social deve ser fio condutor da trama, particularidade das obras de Gilberto Braga. Babilônia fala sobre três mulheres de classes sociais e ambições distintas. Além de Beatriz e Inês, Regina, a mocinha vivida por Camila Pitanga, protagonizou momentos dramáticos no primeiro capítulo, ao lidar com a mãe doente, o pai assassinado e a descoberta de que está grávida de um homem casado. O desafio para a atriz é cativar o público com a personagem da trama, visto que as últimas mocinhas não despertaram tanto interesse.

O primeiro capítulo da novela marcou 30,7 pontos de audiência, a mais baixa dos últimos 15 anos.











MAIS NOTÍCIAS DO CANAL