° / °

Viver
Top Five

Dia da mulher: Cinco poderosas no mundo da música

Lista de cantoras que deixaram suas marcas no mercado musical inclui nomes como Beyoncé Knowles, Joan Jett e Rita Lee

Publicado: 08/03/2015 às 10:30

Cantora Madonna se destacou nos anos 1980 com letras provocativas. Crédito: Divulgação/

Cantora Madonna se destacou nos anos 1980 com letras provocativas. Crédito: Divulgação()


Cantora Madonna se destacou nos anos 1980 com letras provocativas. Crédito: Divulgação
Antecipando as comemoração ao Dia da Mulher deste domingo, o Viver reuniu uma série de listas enumerando personalidades femininas que se destacam nas mais variadas formas de cultura. Seja nas cênicas, no cinema, na literatura, cada uma delas deu o seu toque especial ao formato.

Listamos algumas das mulheres que fizeram a diferença no mercado musical:

Beyoncé
Uma das cantoras de maior sucesso da atualidade, a diva pop Beyoncé Knowles é uma das mais ativas militantes do feminismo nos EUA. A cantora, compositora, produtora, dançarina, atriz e, segundo o twitter, "destruidora mesmo", fez história ao exaltar o feminismo durante apresentação no MTV Video Music Awards de 2014. Uma de suas músicas, Run the world (Girls), exalta a importância da participação das mulheres na sociedade atual.



Joan Jett
Mulheres também sabem fazer rock. Foi o que Joan Jett ensinou ao mundo nos anos 1970 como parte da banda The Runaways. Influenciada pela explosão do punk e bandas como Ramones, The Stooges e David Bowie, Jett entrou de cabeça em um mundo até dominado por artistas masculinos, entrando para a história com sucessos como Bad reputation e I love rock 'n' roll. Ela veio ao Brasil em 2012, como atração do festival Lollapalooza Brasil, em São Paulo. Na ocasião, ela também dividiu o palco com o Foo Fighters, atração principal do evento.



Madonna
Rainha do Pop. A cantora surgiu nos anos 1980 com uma postura provocante e letras rebeldes como Like a virgin, Into the groove e Like a prayer. A cantora também foi eleita a artista feminina mais rentável do mundo pelo Guinness, com uma vendagem avaliada em cerca de 300 milhões de cópias no mundo todo. Aos 56 anos, a musa também não dá sinais que pretende se aposentar, anunciando disco novo (Rebel heart) e turnê mundial para este ano.



Gal Costa & Maria Bethânia
Nem só de Gil e Caetano viveu a Tropicália. No lado feminino do movimento, destacaram-se Gal e Bethânia. Com vozes poderosas, as duas estão entre as maiores estrelas da Música Popular Brasileira.



Rita Lee
A musa do rock nacional fez parte da primeira formação dos Mutantes, ao lado de Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, gravando clássicos como A minha menina, Bat Macumba e Panis et circensis. Nos anos 1970, embarcou em carreira solo ao lado da banda Tutti Frutti, lançando discos como Fruto proibido (1975). Os sucessos Ovelha negra e Mania de você pavimentaram o caminho para a explosão do rock nacional nos anos 1980. Até hoje, Rita é citada como inspiração por muitos músicos, entre eles a baiana Pitty.



[SAIBAMAIS]
Mais de Viver