Música A encruzilhada das boybands: saída de integrantes pode indicar início do fim Carreira solo de Zayn Malik pode indicar o começo do fim do One Direction. Outros grupos pop já passaram pelo mesmo drama e não conseguiram sobreviver ao tempo

Por: Luiz Prisco

Publicado em: 30/03/2015 10:18 Atualizado em:



A saída de Zayn Malik da banda One Direction, além de deixar milhões de fãs tristes em todo mundo, colocou uma dúvida na trajetória da boyband. O grupo, que é um dos principais fenômenos comerciais do mundo pop, teve a primeira baixa da recente carreira – eles estão juntos desde 2010. No entanto, a troca e o abandono de integrantes não é uma exclusividade do ex-quinteto britânico.


"Estamos realmente tristes por ver Zayn ir embora, mas respeitamos totalmente sua decisão e lhe mandamos todo amor para o futuro", declarou a banda em um comunicado oficial. No entanto, o futuro do One Direction pode estar ameaçado. Harry Styles – outro integrante do grupo -, de acordo com as publicações norte-americanas, estaria trabalhando para seguir uma carreira solo.


O DJ Wilson Nemov acompanha o mundo das boybands de perto. Para ele, a saída de Zayn não sacramenta o fim da banda, mas prejudicará o futuro do, agora, quarteto. "Eles têm uma base de fãs muito fiel. Mas ele era um dos vocalistas principais do grupo e, sem ele, a banda não vai para frente", opina. Nas redes sociais, a comoção também indica o peso do artista. A hashtag #cut4zayn (na qual fãs postavam fotos com os braços cortados) havia sido citada mais de 300 mil vezes desde o anúncio oficial até a noite de sexta-feira.

Futuro
Mesmo que ainda não esteja muito claro o futuro de Zayn, a saída dele indica que o One Direction pode estar perto do fim. Isso porque diversos outros grupos, de meninos e meninas, passaram por situações semelhantes. Do Destiny Childs (de Beyoncé), aos Backstreet Boys, a saída de componentes da banda marcaram o início da decadência. Segundo Nemov, o destino desses grupos, de fato, é começar e acabar. "Tem que ser rápido. Fica até meio vergonhoso para os músicos viverem disso a carreira toda. Eles sobrevivem de fanatismo. Mas as fãs também envelhecem".

O que também deixa um ponto de interrogação é o que Zayn fará a partir de agora. Segundo o comunicado divulgado pelo artista, ele não tem planos. "Eu estou saindo porque eu quero ser um cara normal de 22 anos que consegue relaxar e ter algum tempo com privacidade. Mas sinto que decepcionei os fãs", lamentou. Na imprensa, entretanto, surgem as primeiras notícias de que ele planeja continuar com a carreira. De acordo com o E! Online, Zayn se prepara para investir na profissão de ator. Ele também foi visto entrando em um estúdio de Londres – o que aumenta os rumores de uma carreira solo na música.

Confira outros exemplos

Backstreet boys


Sucesso nos anos 1990, o grupo marcou toda uma geração de adolescentes. Depois, os integrantes começaram a sair e investiram em carreira solo. Atualmente, fazem turnês para relembrar os anos de sucesso. Em junho, eles fazem um show no Recife

‘N Sync


O grupo, que fez sucesso igualmente nos anos 1990, foi um estouro na época. Porém, um cantor se destacou mais que todos: Justin Timberlake. Não à toa ele lançou carreira solo e hoje é um dos mais requisitados astros do pop.

Menudo


Na década de 1980, 12 artistas fizeram parte do grupo porto-riquenho que, rapidamente, virou um fenômeno latino. Entre eles, o mais conhecido é Ricky Martin, que bombou igualmente na carreira solo.

Spice Girls



Desde os Beatles, não se via um grupo britânico tão popular no mundo. A meteórica carreira das "garotas apimentadas" foi abalada após a saída da ruiva Geri. A banda só sobreviveu por mais um álbum. Anos depois, fizeram uma pequena turnê no Reino Unido.



TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL