Diario de Pernambuco
Busca
Websérie exibe depoimentos de escritores pernambucanos Programa tem episódios com cerca de dois minutos e aborda trajetórias, rotinas e desafios enfrentados pelos autores

Publicado em: 23/02/2015 11:42 Atualizado em:

Cultura.pe/divulgação
Cultura.pe/divulgação
Doze escritores pernambucanos protagonizam a primeira temporada da microssérie Pasárgada.doc, exibida a partir desta segunda-feira (23), pela internet. Espécie de videocast, o programa tem episódios com cerca de dois minutos, cuja abordagem vai desde as trajetórias, rotinas e desafios enfrentados pelos autores, até alguns temas além da literatura, como a violência e o papel da mulher na sociedade. Um pouco mais longo, com cinco minutos, o vídeo de estreia traz bate-papo com o vencedor do Prêmio Jabuti Marcelino Freire. Entra no ar às 16h, em www.cultura.pe.gov.br/literatura.

Nas próximas semanas, participam nomes como Sidney Rocha, Alexandre Furtado, Jussara Salazar, Wander Shirukaya, Tadeu Sarmento, Rômulo César Melo e Helder Herik. Em ocasiões especiais, também haverá edições temáticas, como em abril, na Semana Manuel Bandeira, quando vários autores vão comentar a vida e a obra do autor de Cinza das horas. Com gravações feitas em smartphones, o formato da série prevê, ainda, a captação de depoimentos em outras partes do estado.

“Optamos por vídeos em pílulas, curtos, informais. É um projeto que dialoga com uma política de valorização da figura do autor, capaz de falar da própria obra e também ser formador de opinião”, diz o coordenador de Literatura de Secretaria de Cultura de Pernambuco, Wellington de Melo, responsável pelo programa. A depender da repercussão do Pasárgada.doc, a ideia deve ser replicada em outras linguagens culturais nas ações do governo.  



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL