Diario de Pernambuco
Busca
Oscar Oscar 2015: As cinco tendências do tapete vermelho para inspirar looks na "vida real" Não são apenas as estatuetas que fazem história, já que as produções das celebridades são fonte de inspiração durante todo o ano

Por: Larissa Lins - Diario de Pernambuco

Publicado em: 23/02/2015 11:00 Atualizado em: 24/02/2015 10:41

Tapetes vermelhos são tão importantes para a cultura fashion quanto as passarelas das grandes semanas de moda. Ou mais. Porque os desfiles nos tapetes são menos conceituais. Fica mais fácil reproduzir as modelagens e até mesmo as extravagâncias do red carpet na vida “comum” – ou, pelo menos, usá-las como inspiração. É por isso que todos os olhares, fashionistas ou não, estavam voltados para as celebridades e suas produções de alta costura na noite de ontem. O Viver listou algumas tendências que se desenharam durante a 87ª cerimônia do Oscar e que podem (e devem!) ser adaptadas para a “vida real”.

Confira:

VERMELHOS
As diferentes nuances de vermelho nunca saem de moda. Se bem aplicada, é uma cor tão clássica quanto o preto ou o branco. Na noite de ontem, dominou alguns dos mais acertados looks entre as convidadas do Oscar – sensuais e sofisticadas. Como reza a tradição, batons vermelhos também não foram poupados. O tom marsala (bordô), eleito a cor do ano pela Pantone, se estendeu da maquiagem da dupla pop Tegan e Sara ao terno do ator David Oyelowo. Dakota Johson, Giuliana Rancic, Rosamund Pike e Behati Prinsloo investiram no vermelho tradicional. E fizeram bonito.

Dakota Johnson e Rosamund Pike se destacaram arrasando no vermelho. Crédito: AFP
Dakota Johnson e Rosamund Pike se destacaram arrasando no vermelho. Crédito: AFP


NUDES
Nude is the new black. Enquanto o termo bege sai de cena, os nudes ganham espaço no red carpet. As Jennifers (Lopez e Aniston), Oprah Winfrey e Keira Knightley apostaram na cor básica, porém elegante. Grávida, Keira desfilou vestido e sapatos da grife Valentino, gerando opiniões divergentes sobre o modelo escolhido, romântico demais. Lopez ousou no volume da saia e equilibrou o generoso decote em V com o tradicionalismo do tule.

Já Jennifer Aniston e Oprah Winfrey apostaram no nude. Crédito: AFP
Já Jennifer Aniston e Oprah Winfrey apostaram no nude. Crédito: AFP


DEU BRANCO!
Pena que ainda falta bastante tempo para o réveillon. Do contrário, boas inspirações sairiam da cerimônia do Oscar. Rendas, babados, decotes, fendas, cinturas marcadas, brilho, drapeados, recortes e até detalhes duvidosos: tudo branco. É clássico, é chique, é universal. Reese Whiterspoon e Marion Cotillard quebraram o visual monocromático com adereços em preto. Deu certo para Reese – vestindo Tom Ford sem alças – e erradíssimo para Marion. À primeira vista, a atriz francesa estava deslumbrante em seu Dior. De costas, um detalhe em preto destoava de toda a produção. Foi reprovada. Enquanto isso, Lupita Nyong’o roubou a cena com suas seis mil pérolas em um Calvin Klein assinado pelo brasileiro Francisco Costa.

Reese Witherspoon e Marion Cotillard apostaram no branco. Crédito: AFP
Reese Witherspoon e Marion Cotillard apostaram no branco. Crédito: AFP


MAXICOLARES
A extravagância nos acessórios, hábito popular no Brasil, ganhou o red carpet norte-americano neste domingo. Produções sóbrias foram ornadas com colares poderosos em tom idêntico ao do vestido ou completamente diferente – mas complementar. Cate Blanchet e Margot Robbie “quebraram” a formalidade do preto com colares mais chamativos. Scarlett Johanson preferiu cobrir o colo com maxicolar em pedraria verde, no mesmo tom do longo Versace.

Já Cate Blanchett (esquerda) entrou na onda dos maxi acessórios. Crédito: AFP
Já Cate Blanchett (esquerda) entrou na onda dos maxi acessórios. Crédito: AFP


FENDAS
É impossível falar em fendas e não mencionar Angelina Jolie no tapete vermelho de 2012. O modelo Versace preto se tornou, além de inspiração para centenas de memes na internet, uma referência na moda internacional. Este ano, Nicole Kidman, Jessica Chastain e Emma Stone fizeram as honras da casa. A primeira foi de Louis Vuitton; a segunda, de Givenchy; e a terceira, de Elie Saab com sapatos Louboutin. As pernas à mostra equilibraram o corte reto da modelagem e, além de facilitar o movimento das atrizes, tornaram as produções mais descoladas e menos formais.

Nicole Kidman e Emma Stone se destacaram com look "fenda". Crédito: Instagram/Reprodução
Nicole Kidman e Emma Stone se destacaram com look "fenda". Crédito: Instagram/Reprodução



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL