Artes visuais Margot Monteiro quer manter parcerias no Mepe É a segunda passagem da gestora pela instituição; a primeira foi entre 2007 e 2010.

Por: Isabelle Barros

Publicado em: 25/02/2015 12:31 Atualizado em: 25/02/2015 15:18

Convite para a volta de Margot ao posto de diretora teria partido do governador Paulo Câmara. Crédito: Júlio Jacobina/D.P./D.A Press.
Convite para a volta de Margot ao posto de diretora teria partido do governador Paulo Câmara. Crédito: Júlio Jacobina/D.P./D.A Press.

Para 2015, a gestão do Museu do Estado, um dos mais importantes de Pernambuco, troca de mãos: sai Maria Digna Pessoa de Queiroz e entra Margot Monteiro, que já esteve à frente da institutição entre os anos de 2007 e 2010, durante o primeiro governo de Eduardo Campos. A volta da ex-diretora teria sido costurada pelo próprio governador Paulo Câmara. "Fui convidada por ele antes do Carnaval e devo ter reunião, ainda sem data definida, com a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, para consolidar a minha volta", afirma Margot. O museu é administrado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Embora a nomeação já tenha saído no Diário Oficial, Margot ainda está em processo de transição para reassumir o posto. Nesta quarta, a gestora foi ao museu para fazer um levantamento dos projetos previstos para este ano. Uma das diretrizes de sua nova gestão é a manutenção do convênio estabelecido em 2014 com o Banco Santander, que fechou seu centro cultural no Recife e decidiu apoiar financeiramente o museu. "Todas as grandes parcerias têm de permanecer. Os museus locais são muito carentes e esse apoio é bem-vindo".

Sobre o motivo que a levou a aceitar novamente o cargo de diretora do museu, Margot argumenta que se sente na responsabilidade de ajudar o grupo político de Eduardo Campos, que conseguiu ter continuidade na administração do Estado. "Acho importante manter essa parceria, pois a gestão de Eduardo marcou o país".

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL