Carnaval 2015 Marchinha pernambucana vence concurso nacional e amplia lista de hits que defendem as gordinhas "Adoro celulite" de Jota Michiles e Gustavo Krause elogia as formas voluptuosas das mulheres

Por: Marina Simões - Diario de Pernambuco

Publicado em: 02/02/2015 12:55 Atualizado em: 03/02/2015 11:38

Arte: Jarbas/DP/D.A Press
Arte: Jarbas/DP/D.A Press

As gordinhas e os gordinhos estão com tudo. Em tempos de culto à beleza e moda de “barrigas negativas”, o mundo da música se rebela contra a ditadura da magreza e valoriza a liberdade da silhueta. Canções como Gordinho gostoso, de Neto LX, e Gordinho saliente, da dupla sertaneja Henrique e Juliano, protestam contra a exigência do corpo perfeito. As letras retratam os 40% da população que está acima do peso, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

As formas voluptuosas das mulheres são elogiadas na marchinha Adoro celulite, composta pelos pernambucanos J. Michiles e Gustavo Krause, campeã da 10ª edição do Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. “Ela foi criada com o objetivo de exaltar as gordinhas e combater a ditadura da magreza. Sempre as achei mais dengosas, charmosas e festeiras”, explica Michiles, responsável pelo ritmo e pela melodia, enquanto a letra é de Krause.

"Sempre as achei mais dengosas, charmosas e festeiras%u201D, explica Jota Michiles. Foto: Julio Jacobina/DP/D.A Press
"Sempre as achei mais dengosas, charmosas e festeiras%u201D, explica Jota Michiles. Foto: Julio Jacobina/DP/D.A Press

A canção, título de um bloco de carnaval que saiu apenas uma vez, em 1994, nunca havia sido gravada - época em que Roberto Carlos já cantava “Coisa bonita, coisa gostosa, quem foi que disse que tem que ser magra pra ser gostosa?” em Coisa bonita (1993). Esteve no baú por duas décadas e, só agora, disputou a preferência do concurso com 1.339 canções. “Acho que temos chances de ser o grande hit do carnaval, pois é uma letra fácil e atualíssima”, acredita Michiles, que oferece a canção para a atriz pernambucana e humorista Fabiana Karla. “Sou a favor do bem-estar. Fico feliz em fazer parte da música que fala para todas as minorias. Adoro celulite é bem-humorada, igual a mim. Alto astral e irreverente como todo pernambucano”, comenta a atriz, já homenageada com o pagode Fofinha delícia, do grupo carioca Sorriso Maroto, canção tema da personagem Perséfone, na novela Amor à vida (2014).
Cinha da Silva provou que as cheinhas também podem ser musas: concorreu ao título de Rainha do Carnaval. Foto: Bernardo Dantas/ DP/D.A Press.
Cinha da Silva provou que as cheinhas também podem ser musas: concorreu ao título de Rainha do Carnaval. Foto: Bernardo Dantas/ DP/D.A Press.


A cantora gringa Meghan Trainor, de 20 anos, é outra que também levanta a bola das gordinhas com a faixa de estreia All about that bass. Ela canta “Sou mais um corpo violão, um corpo violão, não tipo flauta”, sobre como as pessoas “mais cheinhas” precisam aprender a se aceitar. A faixa de Trainor é a 17ª na lista das mais ouvidas nas rádios da capital pernambucana, diz pesquisa da Crowley - empresa especializada em mensurar a execução das músicas no país.

Forte candidato a hit do carnaval em Salvador - está na 3ª posição na lista da Crowley, atrás de Ivete e Saulo -, o clipe oficial de Gordinho gostoso é sucesso na internet, com quase dois milhões de visualizações em dois meses. A música está no repertório de artistas como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Gusttavo Lima, Aviões do Forró e Wesley Safadão e apresenta a mensagem de um gordinho feliz que quer aproveitar a vida ao máximo. “Todo mundo aderiu à moda dos gordinhos. Me identifiquei com a música por ter uma letra alegre que ajudou a elevar minha autoestima. Quem tem a aparência parecida gosta e dança junto comigo. Ver alguém cantando e se orgulhando é bom”, explica o baiano Neto LX. O hit Gordinho saliente, de Henrique & Juliano, com mais de 15 milhões acessos no YouTube, segue a linha. “A gente quis mostrar que também temos nosso espaço e que existe gosto para tudo. Os padrões são levados muito a sério, as pessoas fazem loucuras em busca do chamado corpo perfeito. Acho que tem que se buscar saúde, bem-estar e ser feliz”, afirma Juliano.

Gordurinha

Adoro celulite
Jota Michiles e Gustavo Krause
“Gordinha, linda Afrodite
Parei no seu it de anjo barroco
Você me deixa louco com seu apetite
Acredite, adoro celulite!”



All about that bass
Meghan Trainor
Se você tem beleza beleza apenas
Se erga
Porque cada centímetro de você é perfeito
De baixo até o topo
Sim, a minha mãe, me disse
‘Não se preocupe com o seu tamanho’



Eu sou gordinho
Henrique & Juliano
“Eu sou gordinho sou não vou na academia
Eu sou gordinho sou o meu negócio é putaria
Eu sou gordinho sou gosto de namorar
E quando eu pego uma gatinha boto logo é pra torar”



Gordinho saliente
Henrique & Juliano
"Ê, gordinho saliente, que moleque pra frente
Desculpe, esse é meu jeito e ninguém vai me mudar
Gordinho saliente, que moleque pra frente
Eu sou a ferramenta de fazer mulher pirar”



Fofinha delícia
Sorriso Maroto
“Que gordinha linda, olha que doçura!
Ela é puro excesso de gostosura!
Ai, ai, ai, meu Deus! Ai, meu coração!
Que fofinha delícia
Que pressão!”



Gordinho gostoso
Neto LX
“Sou um gordinho gostoso
Eu não sou Friboi, mas tô na moda
A mulherada gosta, a mulherada gosta do papai
Eu não sou Friboi, mas tô na moda
A mulherada gosta, a mulherada gosta”



Gordinho largadão
Cristiano & Fabiano
“Faz academia, mas não adianta nada
Eu que sou gordinho, domino a mulherada
Camisa colada, pagando de gatão
A mulherada tira sarro
E gosta do Gordinho Largadão”



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL