Diario de Pernambuco
Busca
Entrevista Filme pernambucano "A História da Eternidade" já está em cartaz nos cinemas Ator Irandhir Santos está no elenco do longa-metragem do cineasta Camilo Cavalcante, que foi o grande vencedor do Festrival de Paulínia

Publicado em: 26/02/2015 07:58 Atualizado em: 26/02/2015 09:42

O Sertão é o cenário dos dramas humanos retratados pelo longa. Foto: Beto Martins/ Divulgação
O Sertão é o cenário dos dramas humanos retratados pelo longa. Foto: Beto Martins/ Divulgação
 
Uma paisagem arrebatadora serve de cenário para dramas humanos intensos no filme pernambucano A história da eternidade, um dos longas-metragens nacionais mais premiados (e aplaudidos) nos festivais de 2014, que entra em cartaz nos cinemas do Brasil a partir de hoje. Os atores Irandhir Santos, Marcélia Cartaxo, Zezita Matos e Cláudio Jaborandy estão no elenco, sob direção de Camilo Cavalcante. A trama cruza a vida de habitantes de um vilarejo sertanejo isolado em meio à seca, onde eles vivem situações de dor e amor. A trilha sonora foi um dos últimos trabalhos autorais de Dominguinhos. Há também músicas originais do compositor polonês Zbigniew Preisner (A liberdade é azul).

Clique aqui para ver os horários dos filmes em cartaz

Irandhir interpreta um artista incompreendido, que alimenta uma sobrinha com sonhos, mas é castigado pela intolerância do irmão. No Festival de Paulínia, ele foi aplaudido em plena projeção, na cena onde dança ao som da música Fala (Secos e Molhados). Em entrevista cedida ao Viver (publicada no Diario de Pernambuco nesta quinta), o cineasta Camilo Cavalcante falou sobre a maneira como retratou o Sertão e o povo da região: "Os personagens não são sofredores. Eles têm uma vida digna. A miséria é muito mais existencial".



No Recife, A história da eternidade começa a ser exibido esta semana no Cinema da Fundação e deve chegar a mais salas na próxima semana. Segundo Camilo Cavalcante ("por conta do Oscar"), o Cinemark RioMar vai exibir o filme a partir da próxima quinta. Nesta quinta, ele também entra em cartaz em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza.

Em 2014, A história da eternidade foi o grande vencedor do Festival de Paulínia, onde ganhou os troféus de melhor filme, diretor, ator (Irandhir Santos) e atriz (dividido entre o elenco feminino). O longa-metragem foi exibido pela primeira vez no Festival de Roterdã, na Holanda, onde foi o filme latino-americano melhor avaliado pelo público. Na Mostra Internacional de São Paulo, ganhou o prêmio do júri popular. Também foi premiado em Ayacucho (Peru), Ourense (Espanha), Sergipe, Vitória, Bagé e Rio Branco.



TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL