40 anos, 40 graus Rodrigo Santoro: "Eu procuro estar conectado com a pessoa que eu sou" Em entrevista ao Viver, ator comenta possibilidade de fazer o papel de Jesus no remake de Ben-Hur

Por: Fernanda Guerra - Diario de Pernambuco

Publicado em: 22/01/2015 09:47 Atualizado em: 23/01/2015 15:48

"Golpe duplo" é o próximo projeto do galã nas telonas. Crédito: Focus Films/Divulgação
"Golpe duplo" é o próximo projeto do galã nas telonas. Crédito: Focus Films/Divulgação


Rio – "Vocês conhecem um camarada chamado Ding Huan? É um chinês responsável pelo conforto que vocês estão sentindo agora. Ele criou o ar-condicionado. (...) Faz mal às vezes para a respiração, mas também tem um lado realmente incrível, estar no fresquinho e poder raciocinar direito", comenta Rodrigo Santoro, numa tarde no Rio de Janeiro com sensação térmica superior a 40º. O ator reservou um espaço na agenda – algo raro, sobretudo por acumular projetos em curto intervalo de tempo – para falar sobre o longa-metragem Golpe duplo, com Will Smith, com estreia em 12 de março no Brasil.

Santoro vai completar 40 anos em agosto. Diante da agenda intensa, vive como um "nômade" atualmente. Com casas em Petrópolis e no Rio, aluga apartamento em Los Angeles ou se hospeda em hotéis, a depender de projeto. Ele se esforça para, a cada dois meses e meio, visitar no Brasil familiares e a namorada, Mel Fronckwowiak, apresentadora do A liga. "Emendei um trabalho no outro no ano passado. Foi muito bom, mas foi difícil", relembra. Os primeiros meses foram dedicados às filmagens de The 33, no Deserto do Atacama, no Chile, sobre os mineiros sobreviventes. Também gravou o filme independente Dominion, de Steven Bernstein, e gravou o piloto da série Westworld, aposta da HBO que será filmada neste ano.



A produção para TV marca o retorno do ator a seriados internacionais, após a experiência em Lost (2006). Também para 2015, Santoro pode interpretar Jesus no remake de Ben-Hur. "Foi feito o convite quando já estava contratado para a série. Eles estão num exercício de datas para não haver conflito", esclarece. Ele conta que já recebeu convite para participar da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, mas estava trabalhando. "O personagem é um arquétipo fortíssimo. Só a oportunidade de vivenciar e tentar compreender um pouco pelo que passou é um desafio", ressalta.

Para aguentar a vida de astro, Rodrigo preserva uma rotina de exercícios. "Eu procuro estar conectado com a pessoa que eu sou. Pratico surfe e ioga, buscando sempre um equilíbrio interno para não me perder nisso tudo", afirma. Preferiu não adiantar, mas possui um projeto para o cinema brasileiro e também estuda possibilidade da TV nacional. Santoro é mais um ator que demonstra interesse no trabalho do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho. "Acompanhei algumas coisas. Fiquei mais consciente do trabalho dele depois de O som ao redor", afirma, antes de fazer uma indagação. "Não sei se ele trabalha só com os atores de lá?" Ao ouvir que não, ele diz com sotaque pernambucano: "Então dê a dica".

*A repórter viajou a convite da Warner

Números

8 novelas brasileiras na carreira. A última foi
Mulheres apaixonadas (2003). Na TV dos EUA, o último projeto foi Lost.

40 filmes no currículo, entre produções nacionais, estrangeiras e animações. Che, 300 e Heleno estão entre os mais recentes.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL