° / °

Viver
Lista

Os anos 1980 não acabaram! Relembre artistas que fizeram sucesso com apenas um hit

Lista reúne nomes como Soft Cell, Culture Club e Suzanne Vega

Publicado: 10/01/2015 às 06:00

Culture Club, grupo de Boy George (de chapéu). Crédito: Billboard/Reprodução/

Culture Club, grupo de Boy George (de chapéu). Crédito: Billboard/Reprodução()

Sabe aquela música que embalou os bailinhos e festinhas de playground nos anos 1980? Ou aquele hit que você passava noites e noites escutando na esperança de descobrir o nome? Inspirado nesse clima nostálgico, o Viver reuniu alguns dos mais expressivos "one hit wonders" que tocavam nas rádios há trinta anos. São artistas que só emplacaram um sucesso e depois sumiram.  Veja a lista:

1- Soft Cell. "Tainted love"
Lançada no início dos anos 1980, marca uma época onde artistas que misturavam o rock com música eletrônica como Duran Duran, Gary Numan e Culture Club. Influenciou até a Legião Urbana com o verso "Tire suas mãos de mim, eu não pertenço a você", do hit Será.



2 - Nena. "99 luftballons"
Ícone alemã da new wave, Nena fez sucesso em 1984 com seu single 99 luftballons (99 balões vermelhos, em tradução livre). Apesar do clima dançante, a música foi lançada em pleno auge da Guerra Fria, e conta a história de um ataque nuclear, desencadeado após forças do exército confundirem balões vermelhos como mísseis de guerra.


3 - Desireless. "Voyage voyage"
Canção francesa lançada em 1986, atingiu muito sucesso na Europa, na América e até no Brasil, mesmo cantada em francês.


4 - Bobby McFerrin. "Don't worry, be happy"
O cantor ficou famoso nos anos 1980. Com seu estilo incomum de cantar e se apresentar, ele reproduz todos os sons de instrumentos de suas músicas usando apenas a boca. Seu maior hit, de 1988, é uma música dona de um dos assovios mais reconhecíveis do mundo da música, chegando a ganhar Grammys e entrar até em trilha de novela.

 



5 - Suzanne Vega. "Luka"

A cantora começou seu sucesso participando da trilha do filme A garota de rosa-shocking, em 1986, mas seu estouro comercial só viria em 1987, quando Luka invadiu as rádios de todo o mundo. Na linha da já citada 99 luftballons, é mais uma das canções dos anos 1980 que trazem temas densos a batidas alegres. No caso, Suzanne versa sobre violência doméstica, e até sobre abuso sexual.



6. Culture Club - "Karma Chameleon"



[SAIBAMAIS]
Mais de Viver