Clouds27° / 28° C
Cinema Filme Os pinguins de Madagascar é derivado de outro longa. Veja outros fenômenos Antes de conquistarem a telona como protagonistas, os personagens tiveram um papel secundário nos três episódios de "Madagascar"

Publicado em: 14/01/2015 08:33 Atualizado em: 14/01/2015 09:44


O carisma dos pinguins levou os estúdios Dreamworks a investir em um produto cinematográfico de maior estatura. Crédito: Fox/Divulgação
O carisma dos pinguins levou os estúdios Dreamworks a investir em um produto cinematográfico de maior estatura. Crédito: Fox/Divulgação

Os pinguins de Madagascar
é um exemplo de filme onde coadjuvantes tornaram-se protagonistas. Antes de conquistarem o próprio longa-metragem, os personagens tiveram um papel secundário nos três episódios de Madagascar e ganharam um seriado de animação na TV. O carisma e o sucesso do quarteto levou os estúdios Dreamworks a investir em um produto cinematográfico de maior estatura, produzido para a tela grande.



Fenômenos semelhantes têm sido vistos em outras animações recentes de Hollywood. No início de fevereiro, por exemplo, será lançado Tinker Bell e o monstro da Terra do Nunca, quarto longa-metragem da fadinha revelada em 1953 no clássico As aventuras de Peter Pan, da Disney. Ela já se tornou mais famosa entre as crianças mais novas do que o próprio Peter (ambos "nasceram" em uma peça teatral de 1904 de escrita pelo dramaturgo JM Barrie).

Outro caso também da Dreamworks é o do Gato de Botas, personagem dos contos de fadas que ganhou chamou atenção nos filmes Shrek 2 (2004), Shrek Terceiro (2007) e Shrek para sempre (2010). Originalmente dublado pelo ator Antonio Banderas, o felino teve direito a uma aventura exclusiva nos cinemas em 2011.



Os Minions
, criaturas amarelas da animação Meu malvado favorito, também terão direito a um longa-metragem exclusivo, que resgatará a origem desses seres e será lançado em 2015. Para 2016, está prevista a estreia de Procurando Dory, animação da Pixar, protagonizada pela peixe fêmea revelada em Procurando Nemo (2003).

Confira outros filmes e saiba o que ver no cinema: acesse o Pernambuco.com

Esse tipo de subproduto (ou spin-off) não é algo específico das animações. A Disney investiu nesse formato também nos filmes com atores, como ocorreu com Malévola (filme sobre a vilã da Bela Adormecida, com visual baseado no desenho animado clássico). No cinema adulto, um exemplo recente é Annabelle, sobre a boneca inicialmente apresentada no suspense A invocação do mal.



Esse tipo de subproduto ou produto derivado de um produto anterior é chamado de Spin-Off. Em comparação com as continuações, os spin-offs não são necessariamente uma sequência, pois podem estar concentrados em um detalhe específico.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua