Diario de Pernambuco
Busca
Entrevista Cantor Ramon Schnayder diz que tem o maracatu como influência musical No Recife, agenda do músico começa nesta sexta-feira (30), com apresentação no Bloco Fura Olho, no Clube Náutico Capibaribe

Publicado em: 27/01/2015 12:33 Atualizado em: 27/01/2015 14:19

Paraibano destaca o ritmo que classifica como "arrocha sanfonado". Crédito: ramonschnayder.com.br/Reprodução da Internet
Paraibano destaca o ritmo que classifica como "arrocha sanfonado". Crédito: ramonschnayder.com.br/Reprodução da Internet

O cantor Ramon Schnayder completa dois anos em carreira solo com uma média de 20 shows por mês. No Recife, a agenda do músico começa nesta sexta-feira (30), com apresentação no Bloco Fura Olho, no Clube Náutico Capibaribe. Mas o repertório carnavalesco segue no mês de fevereiro em prévias e blocos, além da participação em camarote no Galo da Madrugada. Em entrevista ao Viver, o paraibano de 32 anos revela a influência pela cultura de Pernambuco: "A gente pega o arrocha da Bahia e soma a uma percussão bem mais pesada, inclusive com toque de maracatu e axé", diz.

Confira o site especial e saiba o que vai rolar no carnaval 2015

O artista fala que cantar no "maior bloco de carnaval de rua do mundo" é uma "responsabilidade gigante e a sensação é a mesma do primeiro show", acrescentando, ainda, que o público pernambucano abraça o seu show e que fica "parecendo um menino" durante o espetáculo.

De acordo com ele, há uma grande diferença entre os shows do carnaval e os de outras datas: "Todo show tem músicas para cima, mas no carnaval a diferença aumenta. No show (fora da agenda do carnaval), são cinco ou seis músicas lentas. No carnaval, a gente coloca duas músicas desse tipo." A música mais recente é Tá me dando gelo.



Ramon Schnayder define o ritmo que toca como "arrocha sanfonado" (que "só Deus sabe o que é", diz) e leva consigo influências da infância: "Cresci escutando Núbia Lafayette, Noite Ilustrada, Nelson Gonçalves e Titãs". Ele começou a cantar em 1998, em bandas de samba e pagode. De 2005 a 2008, participou de projetos de axé. Como é de Campina Grande (PB), o forró é outra influência no seu som. "O som é autoral e se preocupa sempre em ser mercadológico, porque o que o povo quer ouvir é o que está no mercado", finaliza. A carreira solo completa dois anos.

Ramon Schnayder grava em breve o segundo DVD e o primeiro álbum autoral. Não há local, título nem data confirmados, mas os dois produtos serão lançados neste primeiro semestre.

Números

29 shows no período pré-carnaval e na semana do carnaval
8 pessoas no palco
5 CDs ao vivo
1 DVD

Serviço

Bloco Fura Olho
Quando: Sexta-feira (30), às
Onde: Clube Náutico (Av. Rosa e Silva, 1086, Aflitos)
Quanto: Ingressos ainda não foram definidos
Informações: (81) 8712-2770

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL