Lançamento Canções dos Novos Baianos em nova roupagem feita por jovens artistas Disco duplo Tinindo e trincando reúne 30 faixas. Confira

Por: Estado de Minas

Publicado em: 02/01/2015 19:00 Atualizado em: 02/01/2015 18:37


O grupo Urucum regravou a canção "Só se não for brasileiro nessa hora". Crédito: Marco Antônio Gonçalves/Divulgação
O grupo Urucum regravou a canção "Só se não for brasileiro nessa hora". Crédito: Marco Antônio Gonçalves/Divulgação

Formado em 1969, o grupo Novos Baianos se tornou rapidamente referência central da música brasileira com álbuns importantes, sobretudo o antológico Acabou chorare (1972), que trouxe sucessos como Brasil pandeiro e Preta pretinha. O segredo da receita de Pepeu, Baby Consuelo e da trupe hippie era a mistura irreverente de rock com ritmos nacionais. Prova da relevância dessa obra, o coletivo Jardim Elétrico acaba de tirar do forno o disco duplo Tinindo e trincando, tributo que reúne 28 cantores e bandas e está disponível para download gratuito.

Quase todos os participantes são jovens, entre nomes mais e menos conhecidos, como A Banda Mais Bonita da Cidade, Pitanga em Pé de Amora, Cícero, Marcelo Perdido, Larissa Baq, O Padre dos Balões e Thamires Tannous. Três mineiros integram o time: o grupo Urucum e os cantores e compositores César Lacerda e Thales Silva (da banda A Fase Rosa). No total, o mutirão mobilizou 120 artistas.

"Entre uma cerveja e outra com o Di Pietro, coordenador do Jardim Elétrico, pensamos num tributo aos Novos Baianos para alavancar os trabalhos do coletivo. Essa banda sempre esteve presente na minha vida e na de todo mundo. Além disso, há a ideia de coletividade, o que também tem a ver conosco. Sentimos a necessidade de ouvir versões deles, e não covers", explica o jornalista Carlos Nascimento Jr., que trabalha com o Jardim Elétrico.

Inicialmente, a ideia era focar apenas no clássico Acabou chorare, mas, depois de ouvir toda a discografia do grupo, foi impossível não pinçar ótimas canções dos demais trabalhos. Os organizadores partiram de 50 faixas, sugerindo nomes que combinavam com cada uma. Os convites começaram a ser feitos em abril e as gravações terminaram em setembro.

A cantora carioca Guidi Vieira foi a única que fez o caminho inverso. Em vez de ser convidada, ela ofereceu ao projeto a versão de Cosmos e Damião – inédita guardada para seu disco de estreia, Temperos. "Ela ficou sabendo do nosso projeto, mandou a música e resolveu segurá-la para lançar com a gente", comemora Nascimento. Há apenas duas instrumentais: Preta pretinha (com Eduardo Cruz) e Isabel (com Flávio Tris).

Espelho contemporâneo

"Ouvia muito Novos Baianos quando era adolescente e me identificava com a estética, as letras e, principalmente, a forma como eles produziam e viviam a música. Era algo muito similar ao que vivia naquele momento com meus amigos. Ninguém ainda era músico profissional e nem ambicionava ser. A gente se encontrava para compor, tocar e criar peças de teatro. De alguma forma, nos espelhávamos no Novos Baianos", conta Irene Bertachini, cantora do grupo Urucum, que interpretou Só se não for brasileiro.

Para o cantor e compositor César Lacerda, autor da releitura de Mistério do planeta, o modo de vida do grupo transcendia a música. "Questões como sustentabilidade e comunidade, atuais hoje, foram lançadas por eles no passado. Há algo de mais potente naquele gesto hippie", analisa. "Como fã do João Gilberto, percebo que há uma mistura dele com a vida hippie e rock and roll naquela música. É bastante inspirador", diz. "Aquela mistura de rock com o Brasil caiu como uma luva para mim", revela a cantora Guidi Vieira, que gravou Cosmos e Damião.

+ Repertório


DISCO 1: TININDO

» Dê um rolê – Mariana Volker
» Linguagem do alunte – Bernardo Bravo
» Vagabundo não é fácil – Uns Zansoutros
» Colégio de Aplicação – Daniel Peixoto
» Preta pretinha – A Banda Mais Bonita da Cidade
» Tinindo trincando – Clara Valente e Mocambo
» Guria – Thales Silva
» Tangolete – O Padre dos Balões
» Mistério do planeta – César Lacerda
» A menina dança – Léo Fressato e Omelô
» Quando você chegar – Lício
» Besta é tu – Marcelo Perdido
» 29 beijos – Rodrigo Del Arc
» Preta pretinha no carnaval (1974) – Eduardo Kusdra
» Eu não procuro som – Larissa Baq

DISCO 2: TRINCANDO

» Swing de Campo Grande – Matheus von Krüger
» Na cadência do samba – Thamires Tannous
» Ladeira da praça – Pitanga em Pé de Amora
» Eu sou o caso deles – Cria
» Sorrir e cantar como Bahia – Daniel Andrade
» O samba da minha terra – Diogo Poças
» Sensibilidade da bossa – Camará
» Só se não for brasileiro nessa hora – Urucum
» Cosmos e Damião – Guidi Vieira
» Isabel – Flavio Tris
» Os pingos da chuva – Os Criaturas
» Acabou chorare – Cícero
» Brasil pandeiro – Leo Versolato e Fuleragem
» Com qualquer dois mil réis – Fernando Temporão
» Dê um rolê – Carlos Posada

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL