A Polícia Militar (PM) informou por meio de nota que será aberta uma investigação preliminar para apurar a atuação de policiais militares durante festa no bairro de Peixinhos, em Olinda, no Grande Recife, na quinta-feira (1º). Ao menos cinco pessoas precisaram de atendimento médico após serem atingidas por balas de borracha, segundo relatos de pessoas que estavam na festa.
Segundo a PM, houve um tumulto com insultos e investidas ao policiamento presente durante a realização da 30ª Festa do Dia dos Trabalhadores. “Para conter a ação contra o efetivo, os policiais militares fizeram uso de equipamentos de menor potencial ofensivo”, declara.
A corporação ressaltou que não coaduna com excessos cometidos por seus integrantes em ocorrências. “Todas as condutas devem seguir procedimentos operacionais padrão que são amplamente difundidos, desde a formação, pautados na promoção aos Direitos Humanos e na dignidade da pessoa humana”.
A versão apresentada pela polícia difere da relatada por uma participante da festa, cuja amiga, segundo ela, foi atingida na testa. Segundo a mulher, que não quis se identificar, a confusão começou no banheiro químico da festa, após um adolescente ser atingido por bala de borracha.
Um dos vídeos mostra um objeto sendo arremessado em direção aos policiais. “Eles começaram a jogar coisas depois que os policiais deram tiros nas pessoas”, ela defende.