Clouds26° / 28° C

AFOGAMENTO

Chinês de 45 anos morre afogado na Praia de Boa Viagem; outro homem também precisou de resgate

O afogamento aconteceu próximo à Pracinha de Boa Viagem

Publicado em: 04/04/2025 17:50 | Atualizado em: 04/04/2025 19:10

Corpo de Bombeiros enviou seis viaturas ao local, mas homem morreu em um hospital (Foto: Reprodução/Instagram)
Corpo de Bombeiros enviou seis viaturas ao local, mas homem morreu em um hospital (Foto: Reprodução/Instagram)
Um homem chinês de 45 anos morreu afogado na tarde desta sexta-feira (4) na Praia de Boa Viagem, nas proximidades da Pracinha. Um outro homem, de 50 anos, foi atendido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e saiu com vida.

De acordo com a corporação, foram enviadas seis viaturas para o local e o atendimento inicial do banhista de 45 anos foi feito por dois guarda-vidas que estavam de serviço na praia. Ele foi  retirado da água e recebeu manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) até ser encaminhado à unidade de saúde. No entanto, a vítima morreu no hospital.

O segundo banhista, de 50 anos, também foi resgatado, mas não precisou de atendimento médico adicional.

A Corporação informou que lamenta “profundamente o falecimento, se solidariza com os familiares e amigos da vítima, e reforça seu compromisso com a prevenção, salvamento e resposta rápida a emergências”.

Corpo de Bombeiros orienta em dias de praia

Uma das principais causas dos afogamentos é a maré alta, que passa despercebido por muitos banhistas que costumam entrar na água quando ela está rasa. 

Outro fenômeno natural que costuma causar afogamentos nas praias é a corrente de retorno. Ela é formada pelo acúmulo de água na parte rasa da praia e favorecida pelas ondas e ventos. A velocidade do fluxo de água retornando ao mar pode variar de 0,5 m/s a até 3,5 m/s.

Apesar de parecerem invisíveis, é possível reconhecer as correntes de retorno, uma vez que a água onde ela se forma fica marrom e descolorida, devido à agitação da areia do fundo, causada pelo retorno das águas. A água nesta localidade é mais fria, as ondas se quebram com menos frequência e o local atrai duas ondas de sentidos opostos.

A ressaca do mar também é um fenômeno natural que pode ser entendido como um aumento incomum do nível do mar e uma maior agitação das águas por conta de mudanças abruptas no tempo, como a passagem de frentes frias e marés. O evento natural resulta do forte movimento das ondas sobre si mesmas, que podem chegar à costa ainda maior.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua