Fusce pretium tempor justo, vitae consequat dolor maximus eget.
Atingido por incêndio, Mercado da Madalena completa 100 anos em 2025
Chamas foram controladas na madrugada deste sábado (12), mas atingiram dois boxes e danificaram parte da estrutura
Devido ao seu funcionamento noturno, o estabelecimento era conhecido como “Mercado do Bacurau”, em referência ao pássaro que canta durante as madrugadas. As noites no mercado passaram a atrair comerciantes e boêmios da capital pernambucana.
Aos finais de semana, o destaque era o comércio de comidas típicas durante o dia. Vendia-se tapioca, cuscuz com café e o tradicional sarapatel de Manoel Mendes. O mercado também reunia feirantes autônomos de frutas e verduras;
Um pilar da cultura e gastronomia do Recife, o Mercado da Madalena conta, hoje, com 180 compartimentos, oferecendo uma diversidade de alimentos, entre frutas, verduras, legumes, cereais, carne e peixe.
Mesmo após a reforma de 2022, que recuperou a cobertura, requalificou a rede elétrica, embutindo a fiação, e repaginou os sanitários e o depósito na parte térrea, boa parte da estrutura original foi conservada. A fachada do Mercado ostenta o antigo brasão do Recife.
Incêndio
O incêndio se alastrou por dois boxes do mercado por volta das 1h da madrugada. O fogo já havia sido controlado às 2h40, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Não houveram vítimas.
A causa do incêndio ainda não foi informada. De acordo com o porteiro do estabelecimento, as chamas começaram atingindo o seu carro, que estava estacionado dentro do mercado.
Segundo a Secretaria Executiva de Defesa Civil da Prefeitura do Recife, duas operações foram danificadas pelo fogo.
As atividades da área interna do mercado estão suspensas para limpeza do local e avaliação da rede elétrica. As operações que não foram afetadas devem ser retomadas em até 72h.
Os restaurantes da área externa voltam a funcionar já no início da tarde deste sábado.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco