° / °

Acervo
EDUCAÇÃO

Instituto Brasil Solidário oferece oficinas gratuitas de arte e cultura em três cidades do interior de Pernambuco

A ação, que integra o Plano Bienal Brasil Solidário, tem como foco o fomento à arte, à cultura e ao incentivo à leitura, além de oferecer práticas pedagógicas inovadoras para as escolas locais

Publicado: 10/03/2025 às 11:10

/Divulgação

/Divulgação

Visando promover o acesso à educação e cultura, o Instituto Brasil Solidário (IBS), em parceria com o Instituto Marcos Hacker de Melo, nesta segunda 10 até o dia 19 de março, uma série de oficinas gratuitas voltadas para alunos e educadores da rede pública de ensino em Rio Formoso, Barreiros e Gameleira, Zona da Mata Sul, do litoral. A ação, que integra o Plano Bienal Brasil Solidário, tem como foco o fomento à arte, à cultura e ao incentivo à leitura, além de oferecer práticas pedagógicas inovadoras para as escolas locais.

A programação, que ocorrerá em três dias para cada município, conta com uma série de oficinas dinâmicas e criativas, como Artes Cênicas, Teatro de Bonecos, Fotografia, Oficinas Criativas e Mediação de Leitura. Os participantes também terão a oportunidade de aprender sobre a catalogação de acervos e construção de espaços literários utilizando materiais recicláveis. Como parte da iniciativa, 500 livros serão doados para as escolas, além de três câmeras fotográficas, que permitirão aos alunos continuarem suas atividades de Educomunicação.

A primeira cidade a receber as oficinas será Rio Formoso, entre os dias 10 e 12 de março, na Escola de 1ª Grau Maria José Monteiro, com o apoio da Secretaria de Educação do município. Em seguida, a programação segue para Gameleira, entre os dias 13 e 15 de março, na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, e finaliza em Barreiros, de 17 a 19 de março, na Escola Municipal Luiz Bezerra de Mello. Ao final de cada ciclo de oficinas, a comunidade escolar será convidada a participar de apresentações culturais, como teatro de bonecos e exposições fotográficas realizadas pelos próprios alunos.

O presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, destaca que essas oficinas não apenas contribuem para o desenvolvimento artístico e cultural dos estudantes, mas também abrem novas oportunidades de aprendizagem. “Durante as oficinas, vamos trabalhar com práticas que podem ser facilmente adaptadas à realidade das escolas, utilizando materiais recicláveis para construir, por exemplo, marionetes e fantoches. O intuito é envolver a comunidade e os alunos de forma lúdica, possibilitando o aprendizado de novas habilidades e até mesmo gerando alternativas para a geração de renda dentro da comunidade”, explica Salvatore.

Além das atividades presenciais, o Instituto Brasil Solidário oferece também cursos de formação a distância para educadores de todo o Brasil. As capacitações são voltadas para áreas como História da Arte, Desenho e Pintura, Incentivo à Leitura, Música, Teatro de Bonecos, entre outros. Esses cursos são totalmente gratuitos e procuram capacitar os educadores da rede pública, proporcionando um ambiente escolar mais inclusivo e inovador.

Para garantir a participação nas oficinas presenciais ou nas formações online, as cidades interessadas podem entrar em contato com o Instituto Brasil Solidário através do Instagram @brasilsolidario, onde também está disponível o formulário de inscrição.

Mais de Acervo