![(Arquivo/DP) (Arquivo/DP)]() |
Arquivo/DP |
O Ginásio Pernambucano é uma instituição que carrega com seu nome um peso de tradição e história que completa, no próximo dia 1° de setembro de 1825. O colégio de ensino médio da capital pernambucana é o mais antigo do país em atividade, e é símbolo de Pernambuco.
Tudo o que representa o Ginásio Pernambucano para o Estado de Pernambuco vai além da esfera educacional. A história do bicentenário colégio se entrelaça com a história pernambucana pelo o que construiu através da educação para o âmbito social, artístico e cultural.
História
O Ginásio Pernambucano foi fundado em 1° de setembro de 1825, e inaugurado pelo então presidente da província de Pernambuco, José Carlos Mayrinck da Silva Ferrão, como o Liceu Provincial. Inicialmente, funcionava num espaço do Convento do Carmo, e passou por muitos prédios por mais de 40 anos até ter uma sede própria, em 1866.
A instituição resiste ao tempo e todas as suas mudanças refletem também como a sociedade pernambucana evoluiu nestes quase 200 anos.
O significado do Ginásio é enorme desde os primeiros anos de seu funcionamento. Em 1859, o então Imperador, Dom Pedro II, visitou o espaço, ainda na Rua Gervásio Pires.
A escola foi a primeira a implementar o ensino integral, em 2004. Em 2020, o Ginásio Pernambucano foi transformado em Escola Técnica.
Berço do ensino pernambucano, o Ginásio Pernambucano formou grandes personalidades do nosso Estado, como os escritores Clarice Lispector e Ariano Suassuna, o economista Celso Furtado e o ex-presidente da República Epitácio Pessoa, Agamenon Magalhães ex-governador de Pernambuco, Assis Chateaubriand - jurista, jornalista, empresário, João Barbalho Uchôa Cavalcanti, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Francisco, ex-governador de Pernambuco, o escritor José Lins do Rego.
O Ginásio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por sua importância cultural, em 1984.
O prédio histórico fica na Rua da Aurora, às margens do Rio Capibaribe, no bairro de Santo Amaro, com uma unidade secundária situada na Avenida Cruz Cabugá, também em Santo Amaro.