Fusce pretium tempor justo, vitae consequat dolor maximus eget.
Encontro de Maracatus celebra tradição e memória em Olinda
Evento reuniu 26 grupos, nesta segunda-feira (3), e destacou a importância da preservação cultural
O encontro, idealizado em 1989 pelo Mestre Salustiano, nasceu como uma resposta ao risco de extinção do Maracatu de Baque Solto. Até os anos 1980, a tradição enfrentava dificuldades, com a diminuição no número de brincantes.
[SAIBAMAIS]Para evitar o desaparecimento desse patrimônio cultural, Mestre Salu fundou a Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco (AMBS-PE) e organizou a primeira edição do evento, usando recursos próprios para garantir a presença dos grupos. Com o passar dos anos, o Encontro Estadual se consolidou como um dos maiores eventos culturais do Brasil.
Entre os participantes, uma criança chamou a atenção pelo talento: o pequeno Douglas, de apenas 7 anos. Natural de Araçoiaba, ele já participa do evento há três anos e encantou o público com o seu talento.
Sua mãe, Rafaela, contou como tudo começou: “Foi um pedido do pai dele, que já participa há muitos anos. Há três anos, Douglas começou e pegou gosto. Todo ano ele quer estar aqui.
O evento também atraiu turistas, como o casal Andrea Luna e John, que vivem na Bélgica “É a primeira vez que venho, mas acompanho há muito tempo por causa da minha esposa que é pernambucana. Sou músico e gosto de ver o maracatu para me inspirar. É muito bonito!”, contou John, que aprendeu português para se conectar ainda mais com a cultura
da amada.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco