Fusce pretium tempor justo, vitae consequat dolor maximus eget.
Demócrito de Souza Filho é homenageado em evento na Faculdade de Direito do Recife com exposição e aposição de placa
Solenidade foi realizada em parceria com a Academia Pernambucana de Letras Jurídicas
“São 80 anos da morte de Demócrito, que foi muito importante tanto para o movimento estudantil quanto para a universidade, na luta pelo Estado Democrático de Direito pelas instituições brasileiras. É muito importante continuar realizando o resgate dessa memória dele, até porque pelo contexto que a gente vive politicamente, tanto no Brasil quanto no mundo. É importante que a gente esteja sempre em defesa da democracia brasileira, em defesa das nossas instituições e da Constituição”, registrou.
Quem foi Demócrito de Souza Filho
Demócrito de Souza Filho foi preso em 7 de setembro de 1944 por suas posições contra Vargas. Em 2 de março de 1945, ele e o estudante Jorge Carneiro da Cunha resgatam uma foto de Getúlio Vargas e distribuíram seus pedaços no restaurante Lero-Lero. A polícia política foi acionada para o caso e os dois estudantes se refugiaram no antigo prédio do Diario de Pernambuco.
No dia seguinte, estudantes realizaram um comício na Praça da Independência, diante do prédio do Diario. No momento em que Gilberto Freyre discursava, a polícia disparou em várias direções e uma de balas atingiu Demócrito de Sousa Filho. Ele foi levado para o antigo Hospital de Pronto Socorro, mas morreu no mesmo dia.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco