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VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Ligue 180 registra aumento de 40,6% nos atendimentos em Pernambuco em 2024

Segundo Ministério das Mulheres, foram 31.030 ligações no ano passado, contra 22.069 em 2023. Denúncias também cresceram, de 3.963 em 2023 para 4.609 em 2024, acréscimo de 16,3%

Publicado em: 06/02/2025 15:57 | Atualizado em: 06/02/2025 16:17

A Central de Atendimento à Mulher — Ligue 180 fechou 2024 com 31.030 atendimentos registrados em Pernambuco. O número representa crescimento de 40,6% em relação a 2023, que teve 22.069 casos.

A Central é um dispositivo central na estratégia de enfrentamento da violência contra a mulher no país. As denúncias são recebidas por telefone e por Whatsapp, o (61) 9610.0180.

O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias na semana, inclusive feriados. A ligação para o número 180 é gratuita. Em casos de emergência, a orientação é que a vítima acione a Polícia Militar, por meio do telefone 190.

As mulheres negras são a maioria das vítimas que denunciaram em 2024 (52,8%). A faixa etária que mais buscou a Central é dos 40 e 44 anos, com 18.583 denúncias, mas outras faixas também chama atenção: de 35 a 39 anos (17.572 denúncias) e entre 30 a 34 anos (17.382 denúncias).

Quanto ao tipo de violência, das mais de 570 mil denúncios feitas ao serviço, o tipo é da violência psicológica (101.007 denúncias); seguida pela física (78.651); patrimonial (19.095); sexual (10.203), violência moral (9.180) e cárcere privado (3.027). De acordo com a metodologia utilizada pela Central, uma denúncia pode conter mais de um tipo de violação de direitos das mulheres.

Com relação ao agressor, os dados da Central mostram que a maioria tem relação íntima com a vítima: companheiros(as) atuais, com 17.915 denúncias, ou ex, com 17.083 denúncias.

Cida Gonçalves, ministra da Mulher (Seaudi)
Cida Gonçalves, ministra da Mulher (Seaudi)


Ministério

Para a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o aumento significativo no número de atendimentos realizados pela central reflete a maior confiança da população brasileira, em especial das mulheres, no Ligue 180, que vem recebendo uma série de melhorias desde 2023, com a reestruturação prevista na retomada do Programa Mulher Viver sem Violência (Decreto nº 11.431/2023).

"Temos investido na capacitação das profissionais que realizam o atendimento e o acolhimento das mulheres, tanto para a informação sobre direitos e serviços da rede, como para o correto tratamento e encaminhamento das denúncias aos órgãos competentes, aumentando a confiança no canal. Além disso, temos intensificado as campanhas para ampliar a divulgação do Ligue 180, inclusive o atendimento no WhatsApp", explica a ministra.

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