Clouds26° / 29° C

CARNAVAL

Galo Gigante se ergue na Ponte Duarte Coelho e anuncia a chegada do carnaval

Centenas de foliões se reuniram para ver a subida de um dos maiores símbolos do Carnaval do Recife na Ponte Duarte Coelho

Publicado em: 26/02/2025 21:50 | Atualizado em: 26/02/2025 22:57

A paleta de cores do Galo traz tons quentes que remetem ao frevo e a importantes manifestações carnavalescas (Foto: Sandy James/DP Foto)
A paleta de cores do Galo traz tons quentes que remetem ao frevo e a importantes manifestações carnavalescas (Foto: Sandy James/DP Foto)
Na Ponte Duarte Coelho, todos os olhares se voltaram para o céu do Recife na noite desta quarta-feira (26) para ver a subida do Galo Gigante, que marca oficialmente a chegada do carnaval. Centenas de foliões participaram do ritual que mistura emoção, tradição e cultura.

A estrutura do Galo Gigante deste ano é a maior já feita, com 32 metros de altura — cinco a mais do que nos anos anteriores — e oito toneladas. A peça é assinada por Leopoldo Nóbrega e Germana Xavier e traz referências ao meio ambiente, inclusão social e patrimônio cultural. A alegoria traz ainda outros detalhes, por exemplo, nos seus pés, que trazem mensagens de respeito e deferência à inclusão da população neurodivergente;.

A paleta de cores do Galo traz tons quentes que remetem ao frevo e a importantes manifestações carnavalescas. O branco, verde, amarelo, azul e vermelho também estão presentes nas sombrinhas de frevo, nos brinquedos da La Ursa, bem como nas golas do Maracatu Rural. Além disso, a estrutura faz uma saudação ao meio ambiente com os Jardins Históricos do Recife de Burle Marx e homenageia os catadores de lixo. As sandálias são feitas no estilo Muxarabi e confeccionadas com pneus reciclados.

Nada disso passou despercebido pela dona de casa Susi Iara, de 52 anos, que tem o Galo como uma "divindade" do Carnaval. “Venho todos os anos ver a subida e este ano ele está perfeito, principalmente porque está com o símbolo do autismo. Isso é importante para todos saberem que eles merecem respeito. Quando vi a subida do Galo, me arrepiei toda e até chorei. Fico emocionada. É uma sensação que só quem gosta de carnaval entende. Para mim, essa época do ano significa alegria e paz, que são coisas que todos devem ter. O Galo une crianças, adolescentes, adultos e idosos”, afirmou.

A subida do Galo Gigante é um dos eventos mais aguardados pelos foliões, incluindo os turistas que chegam à capital pernambucana neste período. Foi o caso de Gustavo Lima,de 34 anos, que veio de Manaus para conhecer o carnaval recifense e fez questão de ir para a Ponte Duarte Coelho. “Vim com minha esposa e meu filho, além da minha prima que é daqui de Pernambuco. É a primeira vez que venho para a subida do Galo e achei muito bonita essa cultura. Fiquei sabendo que ele foi feito com materiais recicláveis e achei isso muito importante. Comparando com Manaus, o carnaval de Recife é muito maior porque lá tem apenas blocos de bairros”, disse.

Uma foliã recifense que decidiu ver a subida do Galo Gigante pela primeira vez foi a aposentada Sosia Berenstein. “Achei o Galo maravilhoso e, sem dúvidas, é o mais bonito de todos os anos. O colorido está muito bonito. Como não vou brincar no Galo da Madrugada deste ano, decidi ver a subida e combinei de vir com minha cunhada”, registrou.

Mais notícias