O primeiro dia do carnaval do Recife começou com muita festa, cores e tradição, reunindo foliões de todos os cantos para celebrar a diversidade cultural da cidade. Com palcos espalhados pelo centro e blocos arrastando multidões, o clima foi de animação, mas também de expectativa em relação à organização, segurança e acessibilidade da festa. Entre frevos, maracatus, caboclinho e ritmos variados, o público viveu intensamente a abertura da folia, que promete dias de muita energia e celebração.
“O nosso carnaval é multicultural, descentralizado, valoriza as minorias, as periferias e todo o trabalho de base que a arte proporciona e que a cidadania oferece. Eu estou achando maravilhoso porque esse começo com os maracatus é para resgatar toda a ancestralidade que a gente tem, para colocar para fora e expandir para as outras vertentes culturais que a gente tem, das quais somos tão ricos”, afirmou o folião, que estava acompanhado da amiga Fátima Bento.
Durante o carnaval, um dos pontos mais citados pelos foliões é a segurança. Neste ano, a festa no Recife conta com 498 câmeras de videomonitoramento que são utilizadas pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops). Segundo a prefeitura, os equipamentos serão empregados para verificar, em tempo real, a efetividade dos serviços prestados, bem como eventuais necessidades identificadas durante os festejos.
“O carnaval do Recife é muito tradicional, era o carnaval que eu buscava, porque lá no Ceará é diferente. Eu estou gostando muito daqui e fiquei impressionada com a limpeza. Todo mundo está contribuindo para isso, e há muitas lixeiras espalhadas, o que é muito importante para receber os turistas. Também estou me sentindo segura, e há um stand da Secretaria da Mulher de Apoio”, ressaltou.
“Normalmente, meu filho anda, mas ele está com uma dificuldade, e estamos locomovendo-o com a cadeira de rodas para que ele fique melhor e confortável. Ele ama ver o Galo Gigante e as apresentações de maracatu. Está um pouco fácil de transitar e a única dificuldade que enfrentamos foi achar um banheiro acessível para ele. Mas, para ele, a festa está uma maravilha”, afirmou Adriana.
Neste ano, duas grandes festas de carnaval da cidade contam com camarotes exclusivos para pessoas com deficiência: o tradicional Galo da Madrugada e o Polo do Marco Zero, ambos com uma infraestrutura adaptada para atender às necessidades do público PCD.
Além dos camarotes, a prefeitura oferece transporte gratuito e adaptado para os usuários de cadeiras de rodas ou pessoas com mobilidade reduzida.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco