Clouds26° / 28° C

Denúncia

Terreno de antiga escola particular é invadido e vira alvo de furtos e de preocupação de vizinhos

Imóvel fica no bairro de Paissandu, na área central do Recife

Publicado em: 10/12/2024 13:21

 (Foto: Marina Torres/DP Foto)
Foto: Marina Torres/DP Foto
 
Moradores do bairro do Paissandu, na área central do Recife, denunciaram que um terreno, onde funcionava uma unidade do colégio GGE, está abandonado e sendo alvo constante de furtos. A situação, segundo eles, coloca em risco sua segurança.

“Nosso prédio é colado, muro com muro, com o terreno. Estamos nos sentindo muito vulneráveis. A gente vê direto os ladrões, em plena luz do dia, roubando as coisas. Está entregue à sorte. Nada está sendo feito e isso me deixa muito aflita”, relatou a moradora Beatriz Sousa, de 26 anos. 

A reportagem foi ao local. Chegando lá, três homens conversavam na entrada, um deles, chamado de Tiago, tinha um arco de serra e tentava cortar a grade do portão da frente, ao ver o carro do Diario, ele parou. Os outros dois se apresentaram como João e Jorge, disseram ser carroceiros e afirmaram estar procurando itens de reciclagem no terreno. 
 
 (Foto: Marina Torres/DP Foto)
Foto: Marina Torres/DP Foto
 

João se ofereceu para acompanhar a equipe. Com paredes descascando e prédios destelhados, o local tinha tetos de pvc jogados pelos corredores, fezes humanas pelos cantos e apenas uma porta. Em dado momento João se afastou e Tiago caminhou com a reportagem. “Eles pegam esses fios aqui para vender e comprar droga”, disse se referindo a uma parede aberta. 

Questionado o que ele fazia com o arco de serra, Tiago respondeu que “é difícil, às vezes dá pra tirar uns ferros, mas pegamos mais o que está no chão jogado”. Os três homens saíram do terreno em silêncio. 

Na parte exterior dos muros do antigo colégio, placas alertam que há um cão de guarda no local. “Antes tinha um cachorro lá, mas ele desapareceu. Algumas pessoas do grupo do condomínio disseram que o mataram para conseguirem entrar e roubar”, contou Beatriz. 
 
 (Foto: Marina Torres/DP Foto)
Foto: Marina Torres/DP Foto
 

A unidade GGE Paissandu fechou após a pandemia em 2022. Procurada pelo Diario, a assessoria do colégio informou que o terreno foi vendido, mas até a publicação dessa matéria não informou quando e nem a quem. 

O Diario procurou, também, a Vigilância Ambiental, locada na Prefeitura do Recife, e foi informada que estão checando com o distrito do local para averiguar a situação do terreno.

Mais notícias