Morro da Conceição
Oxidação de parafusos e infiltrações: laudo aponta causa do desabamento de teto de Santuário no Morro
Documento é do Instituto de Criminalística Professor Armando Samico. Inquérito policial está em andamento ainda
Por: Mareu Araújo
Publicado em: 02/12/2024 12:03 | Atualizado em: 02/12/2024 12:31
![]() |
Foto: Rafael Vieira/DP Foto |
As causas do desabamento do teto do Santuário do Morro da Conceição, que deixou dois mortos e 29 feridos, no final de agosto, foram levantadas no laudo pericial do Instituto de Criminalística Professor Armando Samico.
O documento foi obtido pelo Blog Dellas e confirmado pelo Diario, nesta segunda (2).
Concluído em 25 de novembro, ele foi assinado pelo perito criminal Fernando Luiz da Silva. Conforme dados contidos no laudo, a estrutura metálica, incluindo a coberta e a manta asfáltica, foi danificada.
Os parafusos estavam oxidados e com pequenas deformações acidentais - ou seja, perderam a aderência ao local onde estavam fixados.
“As características observadas nas peças metálicas anteriormente mencionadas decorreram de infiltração de água no teto e paredes”, diz o relatório. “Ficando caracterizada uma falta de manutenção preventiva”.
Com a falta de estabilidade somada ao peso das telhas, forro, manta asfáltica e placas solares contribuíram, “de forma secundária”, conforme o documento, para o desabamento da estrutura.
O que diz a Secretaria de Defesa Social (SDS)
O documento foi enviado à Polícia Civil, no dia 25 do mês passado, para ser analisado e incorporado ao processo investigativo.
“O IC ressalta que foi necessário ampliar o prazo inicialmente informado pela perícia devido à complexidade do caso, que inclui a análise de diversas documentações e dos aspectos construtivos que não possuem projeto, bem como o retorno das equipes do IC ao local por diversas vezes para vistorias in loco”, diz a SDS.
O Diario procurou a Polícia Civil e foi informado que o inquérito ainda está em elaboração.
A assessoria de comunicação do Santuário disse que não foi informada oficialmente sobre os laudos.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS