Clouds28° / 29° C

PATRIÔNIO

Acervo do Diario de Pernambuco mais perto de se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Estado

Projeto de Resolução que submete o acervo para obtenção do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco foi aprovado em Reunião Plenária da Alepe nesta segunda (9)

Publicado em: 09/12/2024 18:28

 (Foto: Sandy James/DP Foto)
Foto: Sandy James/DP Foto
A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, por unanimidade, o Projeto de Resolução Nº 2365/2024, que submete o acervo jornalístico do Diario de Pernambuco para obtenção do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. A proposta, de autoria do deputado Waldemar Borges (PSB), foi aprovada em Reunião Plenária nesta segunda-feira (9).

“É muito importante destacar o papel que essa Casa tem de registrar, de valorizar, de dar dimensão à nossa história e, no caso do DP, são quase 200 anos de história estampada nesse importante veículo de comunicação, o jornal mais antigo em circulação no Hemisfério Sul, que expressou em suas páginas a história de Pernambuco, do Brasil e do mundo”, ressaltou o deputado em seu pronunciamento. 

O parlamentar destacou também que, prestes a completar 200 anos em 7 de novembro de 2025, o acervo do Diario tem um valor inestimável e precisa ser preservado como um patrimônio imaterial de Pernambuco. Agora, fica a cargo da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) analisar e aprovar a indicação.

Na justificativa do projeto, o deputado lembrou que a existência do Diario de Pernambuco até os dias de hoje reafirma a relevância histórica e documental que o jornal representa. “O periódico integra o nobre rol dos acervos que contam a história do nosso estado e do país, relatando todos os seus acontecimentos mais relevantes”, lembrou.

Diario já foi reconhecido pelo Governo Federal e Câmara de Vereadores do Recife

O acervo jornalístico do Diario de Pernambuco foi reconhecido como o patrimônio cultural material do Brasil pela Lei 15.027, de 2024. A norma foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 19 de novembro.

A relatora do  PL 1.205/2023 na Comissão de Educação e Cultura (CE), a senadora Teresa Leitão (PT-PE) apresentou parecer favorável à aprovação do texto por considerar que “a preservação desse acervo jornalístico é fundamental para assegurar a preservação da história do Brasil e lembrar que a construção do nosso futuro está diretamente ligada ao conhecimento que temos do passado”.

Além disso, no dia 3 de dezembro, a  Câmara Municipal do Recife aprovou o Projeto de Lei Ordinária nº 204/2024, que declara o Diario de Pernambuco como Patrimônio Imaterial Histórico e Cultural do Recife.  

O Diario de Pernambuco é o jornal mais antigo em circulação do Hemisfério Sul e desempenha um papel importante na divulgação da informação e na construção do entendimento público sobre momentos chave da história do país.

Mais notícias