CIDADÃO PERNAMBUCANO
Comandante do Exército Brasileiro Tomás Paiva recebe título de Cidadão Pernambucano
O comandante foi reconhecido pelo comprometimento na instalação da Escola de Sargento do Exército no Estado
Por: Aimé Kyrillos
Publicado em: 09/12/2024 20:39
![]() |
O Comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, recebeu o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano em sessão solene, nesta segunda (9) (Foto: Lucas Patrício) |
O Comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, recebeu o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano em sessão solene, nesta segunda (9), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
A homenagem foi proposta pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, que destacou o comprometimento do general Tomás em viabilizar a instalação da Escola de Sargentos do Exército no Estado.
“A entrega de Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao General Comandante do Exército Brasileiro Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva honra esta Casa Legislativa, engrandece o estado e, tenho certeza, orgulha os pernambucanos. O general Tomás, juntamente com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, tem sido um articulador incansável na luta pela instalação da Escola Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército em nosso estado”, Tomás
O presidente da Alepe ainda destacou que a “dedicação ao projeto resultou na redução, pela metade, da área a ser desmatada para a instalação da Escola. Em vez dos 180 hectares previstos inicialmente, serão ocupados 90 hectares, de um total de sete mil, quinhentos e quarenta e nove hectares que formam o Campo de Instrução. Quem acompanhou o processo de definição do local, pôde observar que, desde o início das discussões, o Comandante do Exército e o ministro José Múcio foram dois construtores de diálogo e soluções para que o martelo fosse batido em favor de Pernambuco”.
Sobre o general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva
Nascido na cidade de São Paulo, o general assumiu o Comando do Exército Brasileiro em 21 de janeiro de 2023.
A incorporação às fileiras do Exército se deu em março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas (SP), tendo sido declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 12 de dezembro de 1981.
A vida militar rendeu ao General um currículo extenso. Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento e de Comando e Estado-Maior, realizou os cursos Básico Paraquedista, Mestre de Salto e Precursor Paraquedista, bem como os Estágios Básico e Avançado de Salto Livre e Comunicação Social.
Entre as diversas missões operacionais desempenhadas, destacam-se o subcomando do Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 7° CONTBRAS, no Haiti, e o comando da Força de Pacificação da Operação Arcanjo VI, no Complexo da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro (RJ), já como oficial-general.
Comandou também o Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília (DF), o Corpo de Cadetes da AMAN, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, a 2ª Subchefia do Comando de Operações Terrestres, em Brasília (DF), a Academia Militar das Agulhas Negras e o Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília (DF).
Chefiou ainda o Departamento de Educação e Cultura do Exército, no Rio de Janeiro (RJ), e exerceu a função de Comandante Militar do Sudeste no período de 15 de abril de 2021 a 21 de janeiro de 2023.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS