Clouds27° / 28° C

Do Recife para o mundo

Orquestra Criança Cidadã: 18 anos de inclusão social por meio da música

Mais de 30 prêmios nacionais e internacionais reconhecem o projeto, que beneficia 400 crianças e adolescentes

Publicado em: 04/09/2024 05:26 | Atualizado em: 04/09/2024 05:31

O projeto beneficia mais de 400 jovens, com idade entre 7 e 21 anos, da comunidade do Coque (Recife), do distrito de Camela (Ipojuca) e da zona rural de Igarassu (Foto: Divulgação)
O projeto beneficia mais de 400 jovens, com idade entre 7 e 21 anos, da comunidade do Coque (Recife), do distrito de Camela (Ipojuca) e da zona rural de Igarassu (Foto: Divulgação)
A Orquestra Criança Cidadã é uma iniciativa que se consolidou no cenário cultural pernambucano e completou, em 2024, 18 anos de inclusão social por meio da música. 

O projeto beneficia mais de 400 jovens, com idade entre 7 e 21 anos, da comunidade do Coque (Recife), do distrito de Camela (Ipojuca) e da zona rural de Igarassu. 
 
Ao todo, mais de 700 alunos passaram pela Orquestra. 
 
A iniciativa foi idealizada, em 2006, pelo juiz de direito João José Rocha Targino, em parceria com o maestro Cussy de Almeida (1936-2010) e com o desembargador Nildo Nery dos Santos (1934-2018).
 
Alcançou projeção nacional e internacional, realizando pelo menos uma apresentação por ano no exterior desde 2013.

O projeto conta ainda com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico; aulas de inclusão digital; fornecimento de três refeições por dia e fardamento.

Desde 2018, quase 100 músicos do projeto também já foram contratados por empresas parceiras, através do Programa de Aprendizagem Profissional. 

Com a remuneração e direitos trabalhistas conquistados, eles mantêm a qualificação musical e ajudam no sustento familiar. 

A Orquestra ainda proporciona outro tipo de profissionalização: na Escola de Formação de Luthier e Archetier, no Núcleo do Coque, há 48 alunos que aprendem exclusivamente a arte da construção e reparo de instrumentos de cordas e dos respectivos arcos.

Para incentivar a excelência artística, o projeto conta com uma orquestra principal e mais de uma dezena de grupos representativos: trios, quartetos e quintetos de câmara; grupos de sopros, percussão e flautas doces; o núcleo de música popular, além de corais e orquestras de diferentes níveis (infantil, infantojuvenil e juvenil) distribuídos por todos os núcleos da Orquestra Criança Cidadã.
 
A Orquestra Criança Cidadã, sediada nas instalações do 7° Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro, é um projeto realizado com incentivo do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e que conta com patrocínio master da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Extracurricular 
 
Entre as atividades extracurriculares oferecidas, estão cursos em parceria com universidades, e intercâmbios para o exterior, direcionados aos estudantes de destaque. 

A Orquestra já enviou alunos para estudar música na Polônia, Áustria, República Tcheca, Alemanha, México, Canadá e Espanha.

Nos 18 anos de existência, a Orquestra Criança Cidadã recebeu mais de 30 prêmios, incluindo o Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, de âmbito nacional. 

Na esfera internacional, a Organização das Nações Unidas escolheu a Orquestra como uma boa prática de inclusão social, em dezembro de 2010, e, em 2015, o projeto passou a integrar o Programa de Escolas Associadas da Unesco, uma rede mundial que trabalha pela cultura da paz.

Missão

Resgatar socialmente, por meio da música, crianças e adolescentes residentes em áreas com baixos índices de desenvolvimento humano e propiciar a consciência da cidadania, do profissionalismo e da cooperatividade.

Visão

Ser reconhecida em âmbito nacional e internacional como um projeto social de excelência, pela qualidade musical e pedagógica de sua proposta de inclusão social e educação complementar.

Valores
 
Maturidade
União
Sustentabilidade
Inovação
Competência
Autoconfiança

Algumas participações da Orquestra Cidadã pelo mundo

- Festividades de 1.100 anos da cidade de Kassel, Alemanha (2013).

- Concertos para o Papa Francisco na Sala Paulo VI, no Vaticano, e para o então primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho, em Lisboa (2014).

- Gravação do álbum (CD + DVD) Concertos de Bach para violino e orquestra pela Orquestra Criança Cidadã e Yoko Kubo, em Roma, com a célebre violinista japonesa Yoko Kubo (2015).

- Abertura da solenidade oficial de comemoração de 70 anos da Unicef, na sede da ONU, em Nova Iorque (2016).

- Presença no programa de TV Prodigi La Musica è Vita, produzido pela Endemol e pela Unicef Itália, em Roma (2017).

- Mini Turnê de três concertos em Buenos Aires: na Catedral Metropolitana, encontro anual da Renovação Carismática Católica Argentina e na Sinagoga da Congregação Israelita Argentina (2018).

- Atração selecionada para o 11° Festival Internacional de Arte Folclórica da China (Cifaf), na cidade de Hohhot, capital da Região Autônoma da Mongólia Interior (2019), com a participação especial de Maestro Spok e passistas convidados.

- Concerto de abertura da 11ª Cúpula do BRICS Summit, no Palácio Itamaraty, em Brasília (2019).

- Performance online no Festival Internacional de Cidades Irmãs de Chengdu, na China (2020).

- Participação nas festividades de 160 anos da Caixa Econômica Federal, no Palácio do Planalto e na Caixa Cultural Brasília (2021).

- Atração de abertura do show de encerramento do 11° Congresso de Pentecostes na Terra Santa, em Jerusalém, Israel (maio de 2023).

- Atração selecionada para a 14ª e 15ª edições do Festival Internacional de Cidades Irmãs de Chengdu, na China (agosto de 2023 e julho de 2024).

- Concertos pela Paz, apresentações realizadas no Vaticano diante do Papa Francisco com a participação de músicos italianos, russos e ucranianos em prol da paz entre os dois países em conflito (novembro de 2023).

- Participação no concerto de celebração dos 200 anos das relações diplomáticas Brasil-Estados Unidos, no Kennedy Center, em Washington, D.C. (maio de 2024). 

Convém mencionar ainda a Turnê Nacional BNDES 2015, com a participação especial do Maestro Spok, como solista convidado.
 
Cotidiano 

No dia a dia da Orquestra Criança Cidadã, os alunos permanecem no projeto por um período de quatro horas, sempre no contraturno escolar. 

Eles recebem aulas de instrumentos de cordas, sopros e percussão, teoria musical, flauta doce e canto coral. 

Com o título, a Orquestra Criança Cidadã tornou-se a primeira escola de música da América Latina a receber esse certificado internacional. 

O projeto também foi agraciado com a Medalha de Mérito José Mariano, em 2017, mais alta comenda da cidade do Recife.

Mais notícias