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Transporte público
Campanha alerta estudantes da rede pública para perigo de surfar em ônibus
Nesta sexta (23), o Grande Recife Consórcio levou técnicos para distribuir panfletos e fazer palestras
Publicado: 23/08/2024 às 14:47

Técnicos distribuíram panfletos em escolas/Foto: Paulo Maciel/ Grande Recife Consórcio

A campanha contra as práticas de pegar carona do lado de fora ou de surfar na capota de ônibus chegou a escolas da rede pública estadual, no Recife.
Nesta sexta (23), o Grande Recife Consórcio de Transportes levou técnicos para distribuir panfletos a alertar os estudantes para o perigo.
"Queremos conscientizar vocês, jovens, que essa prática não é um esporte, e sim, extremamente perigosa, colocando sua vida em risco", afirmou Kathia Sena, gerente de Fiscalização do Consórcio,ao abrir a palestra nas escolas estaduais Barbosa Lima e Eneida Rabello.
A ação foi batizada de "Pegar Bigu e Surfar, nem pensar". Ela é é realizada toda sexta-feira, no período letivo.
A ideia é combater o aumento que vem ocorrendo da prática criminosa de "surf" e "amorcegamento" nos ônibus, principalmente entre os jovens.
Além de alertar aos pais e jovens, a ação tem como foco garantir a segurança dos passageiros, salvar vidas e preservar o patrimônio público, trazendo cada vez mais dignidade e respeito aos usuários do sistema.
O Consórcio vem mapeando quais os corredores, vias e linhas com mais casos.
Também tem conversado com passageiros e motoristas para que eles procurem o consórcio e denunciem. Estudos realizados destacam que domingos, feriados e quando acontecem disputas futebolísticas são os dias mais corriqueiros para se ver diversos flagrantes do "surf" nos coletivos. Por isso, existe uma Portaria que autoriza os motoristas a parar o veículo até que a segurança seja restabelecida.
Matheus Freitas, do Grande Recife, destacou o incessante trabalho das gerências de Fiscalização e da Coordenadoria de Comunicação e Imprensa do CTM, que vem realizando ações, baseados nas informações das operadoras e dos usuários, nos terminais integrados da RMR.
"Estamos realizando estudos com a finalidade de compreender os dias mais corriqueiros de flagrantes do "surf" nos coletivos. Além disso, solicitamos que, todas as vezes em que a população constatar essas irregularidades, denuncie através dos nossos canais de atendimento, para que possamos mapear os locais com maior incidência dessa prática, para direcionar a estratégia em campo", concluiu.
Denúncia
Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail [email protected] ou pelos telefones 3182.5511/5518.