° / °

Acervo
Posse

Raquel Lyra empossa novos procuradores gerais do Estado

A cerimônia foi realizada no Palácio do Campo das Princesas

Publicado: 24/07/2024 às 11:30

/Foto: Marina Torres/DP

/Foto: Marina Torres/DP

 

 

Em sessão solene extraordinária, a governadora Raquel Lyra empossou novos procuradores gerais do estado. 


A solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (23) no Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife.

Em suas palavras, Raquel Lyra aproveitou a experiência prévia como procuradora (a governadora foi empossada em 2005) e compartilhou um pouco de sua experiência. “Essa nova missão que vocês, hoje, abraçam vai muito além da advocacia simples, é a advocacia, é a defesa dos interesses do Estado, a defesa da nossa população e a defesa da nossa democracia. Por isso que eu também tive a oportunidade de poder sonhar, quando saí da Faculdade de Direito do Recife, de ser procuradora do Estado. A casa da procuradoria me permitiu enxergar as coisas de ângulos muito diferentes e mais do que tudo, a aprender a ouvir, a construir junto e superar desafios”, contou.

A governadora ainda afirmou que as posses significam a garantia do fortalecimento de uma instituição fundamental para que as políticas públicas aconteçam em Pernambuco. “Para que Pernambuco possa crescer sem deixar ninguém para trás, respeitando a legislação, a transparência, a segurança jurídica. Para fazer com que a gente, de maneira paulatina, com muita pressa e sem descanso, voltar a ser liderança no Nordeste brasileiro”, complementou.

Segundo a Procuradoria do Estado de Pernambuco, os concursos, que tornaram possível o empossamento, foram realizados em duas etapas em 2018. No certame constava que o cadastro de reserva era válido até junho deste ano, data limite para que os procuradores fossem chamados. 
 
Na foto, Márcio Winicius discursa.  
 
Um dos novos procuradores, Márcio Winicius Vieira, discursou na solenidade em nome dos demais colegas. “Isso me faz lembrar de uma frase, na verdade, um bordão, do saudoso Carlos Dionísio, o famoso Capri ou Caprichado Na Medida, o eterno cantineiro da Faculdade de Direito do Recife, que sempre dizia, ‘a demora é o capricho’. No nosso caso, também penso que a demora também foi o capricho. Afinal, ainda que ser procuradores e procuradores do estado de Pernambuco fosse nosso sonho, a vida precisava continuar”, contou.

O procurador também destacou a importância da experiência adquirida ao longo dos anos. "Ficamos mais velhos, mais experientes, mais estudados. Vivemos em inúmeros desafios pessoais e profissionais. Aprendemos muito com os livros, o trabalho e com a vida. E agora, ao voltarmos aqui, certamente essa experiência nos fará procuradores e procuradoras melhores do que seríamos, do que veríamos há alguns anos atrás”.
Mais de Acervo