° / °

Acervo
Golpe

OAB-PE pede que Polícia Civil investigue golpes que usam nomes de advogados e escritórios

Um ofício foi entregue à Polícia Civil nesta segunda-feira (29) solicitando a investigação dos casos

Publicado: 30/07/2024 às 12:53

A OAB-PE solicitou que a Polícia Civil inicie uma investigação detalhada e prioritária para identificar e responsabilizar os indivíduos envolvidos nesses golpes e o estabelecimento de uma colaboração contínua da PCPE e a OAB-PE/Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A OAB-PE solicitou que a Polícia Civil inicie uma investigação detalhada e prioritária para identificar e responsabilizar os indivíduos envolvidos nesses golpes e o estabelecimento de uma colaboração contínua da PCPE e a OAB-PE/Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nomes de advogados e de escritórios de advocacia estão sendo utilizados por criminosos para aplicar golpes em clientes em Pernambuco. Diante deste cenário, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) solicitou à  Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) que seja feita uma intervenção neste tipo de conduta dos golpistas, que conseguem extrair dinheiro das vítimas.

Um ofício foi entregue pelo presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP) da Yuri Herculano, ao chefe da Polícia Civil do Estado, Renato Leite, com demandas da advocacia. O encontro ocorreu na sede do órgão, no bairro da Boa Vista, no Recife, nesta segunda-feira (29).

No documento, a OAB-PE solicita a intervenção da Polícia Civil em relação à uma série de golpes financeiros praticados com o uso indevido de nomes de profissionais e escritórios de advocacia do Estado.

“A OAB-PE, por meio da CDAP, esteve na Polícia Civil para cobrar uma investigação específica com relação aos golpes que estão sendo aplicados utilizando nomes de advogados e de escritório de advocacia para vitimar os seus clientes”, asseverou o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins. “É nosso dever insistir na proteção dos direitos da advocacia, de ponta a ponta do Estado”, acrescentou.

De acordo com a OAB-PE, os criminosos enganam as vítimas através de promessas de valores a serem recebidos e pedem que elas façam depósitos urgentes.

“Em razão da quantidade enorme desse tipo de golpe, a OAB Pernambuco veio cobrar posicionamento da Polícia Civil do Estado, que se comprometeu a iniciar uma investigação a respeito dos fatos. Com isso, esperamos evitar que os escritórios sejam utilizados como via de aplicação de golpes e que seus clientes sejam preservados”, observou o presidente da CDAP, Yuri Herculano.

A OAB-PE solicitou que a Polícia Civil inicie uma investigação detalhada e prioritária para identificar e responsabilizar os indivíduos envolvidos nesses golpes e o estabelecimento de uma colaboração contínua da PCPE e a OAB-PE.

De acordo com a OAB-PE, isso permite o intercâmbio de informações que possa auxiliar na identificação dos golpistas e na resolução dos casos, além da implementação de medidas rigorosas para garantir a punição adequada dos responsáveis, reforçando a necessidade de responsabilização dos envolvidos para evitar a continuidade desses crimes.

Corregedoria da SDS-PE 

Ainda na manhã desta segunda-feira (29), o presidente da CDAP, Yuri Herculano, esteve com a Corregedora Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), Mariana Cavalcanti de Sousa. Na reunião, debateram assuntos de interesse da advocacia, como andamento de processos, ameaças e violações de prerrogativas profissionais.

Mais de Acervo