° / °

Acervo
Saúde

Estado investiga febre Oropouche em feto falecido na 30° semana de gravidez

A mãe apresentou sintomas sugestivos da febre oropouche

Publicado: 11/07/2024 às 10:05

/foto: Lauren Bishop/CDC/Divulgação

/foto: Lauren Bishop/CDC/Divulgação

Amostras de um feto, que faleceu na 30ª semana de gestação, apontam a presença do vírus da febre oropouche, afirma a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). O óbito aconteceu em junho deste ano, mas os resultados dos exames só foram liberados na sexta-feira (5). 
 
A Secretaria informou que durante a gravidez, a mãe apresentou sintomas sugestivos da febre oropouche. O resultado das amostras dela, apresentaram resultados positivos para dengue e chikungunya. 
 
“Porém ela não teve o sangue coletado em tempo oportuno para evidenciar a presença do vírus do Oropouche”, disseram. 
 
A Secretaria completa que a mãe também teve contato próximo com pessoas diagnosticadas com a febre. 
 
Casos de Oropouche em fetos
 
Até o momento, não se tem registro de óbito fetal ou abortamento causado por infecção pelo Oropouche. 
 
“Tendo em vista que este é o primeiro caso de perda gestacional passível de descrição na literatura científica, sua conclusão requer um conjunto investigativo bem analisado e descrito. Todo o processo de investigação epidemiológica está sendo realizado”, continuam em nota.
 
A SES-PE informa que está discutindo o episódio com representantes do Ministério da Saúde, Fiocruz, Instituto Evandro Chagas, Vigilância Sanitária e o município de Rio Formoso.
 
Casos confirmados em Pernambuco
 
O número de casos de febre oropouche subiu para 13 em Pernambuco, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (9) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Os casos são analisados pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen/PE), que registrou quatro novos casos no estado.
 
As pessoas infectadas pelo vírus oropouche são três mulheres e um homem, que moram nos municípios de Itamaracá, Moreno e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, e em Catende, na Mata Sul. 
 
Perfil dos casos confirmados:
 
1. Sexo feminino, 25 anos, Itamaracá;
2. Sexo feminino, 37 anos, Moreno;
3. Sexo masculino, 54 anos, Catende;
4. Sexo feminino, 43 anos, Jaboatão dos Guararapes.
 
Os sintomas da febre oropouche são semelhantes aos da dengue, como febre, cefaléia intensa, dor retro-orbitária e mialgias, comum às arboviroses. A febre é transmitida por mosquitos, principalmente pelo Culicoides paraense, conhecido popularmente como Maruim.

Mais de Acervo