Acervo
VIOLÊNCIA URBANA
2.100 cruzes: praia de Boa Viagem é palco de protesto de policiais civis contra violência urbana
As cruzes foram distribuídas na faixa de areia, simbolizando as vítimas de homicídios no Estado
Publicado: 25/07/2024 às 10:58

/Foto: Divulgação/SINPOL
No começo da manhã desta quinta-feira (25), mais de duas mil cruzes foram distribuídas nas areias da praia de Boa Viagem, na zona sul do Recife. A ação foi promovida pelo Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL), e ocorreu em protesto contra a crise na segurança pública do Estado.
As cruzes, que simbolizam as vítimas de homicídio em Pernambuco, foram colocadas quase em frente ao prédio onde reside a governadora do Estado, Raquel Lyra (PSDB).
Outras reivindicações dos policiais civis são melhores condições de trabalho, valorização salarial e efetivo.
“Tivemos o primeiro semestre mais violento do que o primeiro semestre do ano passado. Queremos sensibilizar o governo. Os Policiais Civis estão sobrecarregados, as delegacias estão desabando, recebemos o pior salário das polícias judiciárias do Brasil e temos o menor efetivo dos últimos 30 anos”, afirma, Áureo Cisneiros, presidente do SINPOL.
Na quarta-feira (24), o SINPOL também realizou, em Caruaru, o ato das cruzes, conforme noticiado pelo Diario.
“A capital do Agreste é o berço do Juntos pela Segurança, mas a taxa de homicídios cresce 30% acima da média estadual que já é muito alta. Caruaru é uma cidade grande, mas o governo do estado a trata como se fosse pequena. É preciso estruturar e valorizar os Policiais Civis urgentemente. O Crime organizado está se enraizando em todo o estado”, alerta Cisneiros.
O ato das cruzes em Boa Viagem e Caruaru faz parte das ações do sindicato contra violência e pela valorização e estruturação dos Policiais Civis.
Na próxima quarta-feira (31), os Policiais Civis realizarão caminhada contra o aumento da violência e pela valorização da categoria até o Palácio do Campo das Princesas.