Acervo
meio ambiente
Veja programação do 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente
Governo vai lançar plano de plantio de árvores e entidades promovem atividades
Publicado: 04/06/2024 às 10:45

/Foto: Rafael Vieira/DP

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Para celebrar a data, o Governo de Pernambuco lançará na quarta (5) o Movimento Plantar Juntos, a partir das 14h, no auditório do Museu Cais do Sertão, Bairro do Recife.
É um programa que pretende plantar 4 milhões de árvores até 2026, em todo o Estado.
Para a secretária da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas-PE), Ana Luiza Ferreira, o programa é um movimento forte de reflorestamento no estado. “Além da recuperação ambiental, o principal valor desse programa é unir toda a sociedade pernambucana - estado, municípios, empresas, cidadãos - em prol do plantio de árvores", explicou.
O investimento soma R$ 150 milhões. Além do plantio das árvores, a Semas-PE também anunciou o lançamento do aplicativo Plantar Juntos, uma plataforma que vai monitorar o plantio em todo o estado. A ferramenta é gratuita e estará disponível para download no Play Store e no Apple Store a partir do dia 5 de junho.
A iniciativa vai de encontro com o propósito da data. Criada em 1972 durante a Conferência de Estocolmo, chefes de Estado de mais de 100 países se reuniram para debater o aumento da poluição na atmosfera e o consumo excessivo dos recursos naturais.
Assim como o Governo do Estado, a Compesa, a Alepe e a ilha de Fernando de Noronha também realizam projetos para comemorar a data.
Compesa
A exposição "Sustentabilidade na Boca do Povo" será inaugurada nesta quarta às 8h no hall do Centro Administrativo da Compesa, bairro de Santo Amaro, no Recife.
Em cartaz até o dia 14 de junho, a mostra busca trabalhar os ditos populares como inspiração, estabelecendo a partir deles uma relação com o meio ambiente para além dos seus significados.
Também na quarta, a partir das 13h, no Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife, será realizada a exposição mudas do Viveiro Florestal Educador da Compesa, uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS) e Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH).
Alepe
A partir das 9h, a Alepe promoverá a abertura da exposição ‘Galeria Reciclada na Alepe’ em parceria com a Cepe. As peças foram produzidas pelo artista plástico Júlio Gonçalves e ficarão expostas até 21 desse mês, no Hall Superior do Edifício Miguel Arraes, no bairro de Santo Amaro.
Paralela à exposição, a partir das 10h, no Auditório Sérgio Guerra, na sede da Alepe, acontecerá a palestra “Desertificação em Pernambuco: desafios e enfrentamentos”. Os participantes vão discutir as causas, consequências e estratégias para enfrentar o problema da desertificação no estado.
Fernando de Noronha
Com o tema "Compromisso compartilhado: todos por menos lixo", os moradores e turistas da ilha de Fernando de Noronha têm atividades a partir das 9h da manhã.
Na ilha, o dia começará com uma visita à Unidade de Triagem de Resíduos Sólidos. Em seguida, às 10h, haverá uma visita LabNoronha/Oficina de reaproveitamento de resíduos e materiais.
Das 8h às 11h, haverá atividades ambientais com estudantes do Centro Bem-Me-Quer. Na parte da tarde, a partir das 15h, uma visita guiada de boas práticas de sustentabilidade, no Posto de Informação de Controle do Leão. E para fechar o dia, às 19h30, na Praça São Miguel, haverá o espetáculo “O Matuto em Consumo Consciente", do grupo Impactos Mágicos.
Recife
A prefeitura do Recife vai lançar o projeto Viva o Mangue, que consiste no plantio de 150 mil mudas em áreas deste ecossistema.
A primeira etapa acontece nesta quinta-feira (6), às margens do Rio Capibaribe, nas proximidades da localidade do Coque, na Ilha Joana Bezerra, às 11h.
A iniciativa visa promover a recuperação dos manguezais do Recife através de ações de reflorestamento, principalmente nas áreas desmobilizadas de viveiros clandestinos de camarão.
Na ocasião também serão celebrados os 25 anos da Brigada Ambiental do Recife.
O que podemos fazer

Vale lembrar que todo dia é dia de cuidar do meio ambiente. Reciclar o lixo, economizar água, não jogar lixo nas ruas e economizar energia elétrica são detalhes do dia-a-dia que fazem a diferença no meio ambiente.