Pet
São João: saiba os cuidados com os pets durante os fogos e festejos juninos
Fogos de artifício e estalinhos usados em festas juninas podem prejudicar os animais domésticos
Por: Adelmo Lucena
Publicado em: 19/06/2024 22:45
A audição dos cachorros é muito mais sensível e estes animais captam sons de 15 a 40 mil Hertz (Foto: Freepik) |
Uma das principais brincadeiras durante os festejos juninos é soltar fogos, principalmente os coloridos e com som. Estes artefatos representam perigo para animais domésticos e é necessário ter alguns cuidados durante este período.
Especialistas alertam que o barulho produzido nessa prática pode causar estresse, medo, estimular comportamentos de agressividade e, em casos extremos, ocasionar até a morte do animal.
“O animal nessas condições pode fazer as suas necessidades em locais inadequados e também sofrer alterações de apetite", alerta a médica veterinária da Wyden, Fernanda Karollyn,
“Há também o risco de fuga e acidentes, já que muitos animais tendem a ficar desorientados e tentar escapar de suas casas ou pular de janelas devido ao grande estresse causado pelo barulho dos fogos", completa a veterinária.
Cuidados
Existem diversas técnicas e produtos recomendados para acalmar os pets durante os momentos de maior barulho. "Deixar o animal ir para seu local de conforto, como embaixo da cama ou atrás do sofá e forrar esse local com panos limpos e almofadas pode ajudar bastante", sugere a veterinária.
Já para os pets que costumam ficar fora de casa, proporcionar um abrigo é essencial. "Pode ser feito com caixas de papelão grandes cobertas com lençóis", completa Fernanda.
As medidas preventivas e a atenção aos sinais de estresse são fundamentais para garantir o bem-estar dos pets durante o período junino.
"Com paciência e as técnicas adequadas, podemos ajudar nossos animais de estimação a passarem por essa época do ano de forma mais tranquila e segura", finaliza.
Por que os cachorros têm medo dos fogos
A audição dos cachorros é muito mais sensível e estes animais captam sons de 15 a 40 mil Hertz, enquanto o ser humano ouve entre 20 e 20 mil Hertz
Além disso, eles podem ouvir qualquer som que esteja a uma distância quatro vezes maior do que a dos humanos. Por isso, às vezes, eles já demonstram sintomas de medo antes que nós possamos ouvir o som de fogos.
Por conta do medo, os cachorros podem tentar se esconder embaixo de móveis ou pedir colo desesperadamente, além de ficar muito ofegante. O animal ainda pode vomitar, fazer xixi de forma involuntária e ter diarreia.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS