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Taxistas do Recife são convocados para verificação de taxímetros após reajuste tarifário

Os taxistas devem ficar atentos aos prazos disponibilizados no edital

Publicado em: 27/05/2024 16:08

 (Foto: Josenildo Gomes/CTTU)
Foto: Josenildo Gomes/CTTU
Os taxistas do Recife estão sendo convocados pelo  Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) para verificação obrigatória dos taxímetros após o reajuste da tarifa. De acordo com o instituto, a medida visa garantir a precisão das tarifas cobradas aos usuários, após o recente reajuste tarifário aprovado pelo Decreto 37.610 da Prefeitura Municipal do Recife.

Em abril, a Bandeira 1 saiu de R$ 2,49 para R$ 3,11 e a Bandeira 2 ficou em R$ 3,76, contra os R$ 3,01 cobrados anteriormente. 

O Ipem lançou o edital da nova convocação no dia 25 de maio e os taxistas devem comparecer na sede do instituto, que fica localizado na Avenida Professor Luiz Freire, nº 900, no bairro Cidade Universitária, na Zona Oeste da capital. 

Os profissionais também podem optar por ir ao sindicato dos taxistas do Recife, na Rua Júlio Verne, nº 60, na Imbiribeira, na Zona Sul, no horário das 8h às 13h.

Os taxistas devem comparecer a um destes locais portando os seguintes documentos:

  • GRU quitada;
  • Certificado oficial de última aferição, juntamente com veículo; 
  • Cópia do CRLV (cadastro do veículo feito pelo Detran); 
  • Termo de permissão da prefeitura (atualizado); 
  • Certificado de inspeção com cópia (para os veículos que utilizam GNV);
  • Cópia de comprovante de residência.

Os veículos de empresa deverão apresentar os documentos exigidos e o cartão do CNPJ. Para o veículo táxi especial, deverá, além da documentação anterior, apresentar ainda a permissão especial da prefeitura local.

 Para o caso do proprietário que se encontra com o veículo baixado em oficina de reparo mecânico, deverá comparecer ao endereço indicado e na data correspondente à placa para solicitar vistoria.

Reconvocação

Segundo o Ipem, a reconvocação acontece em razão do retorno dos Sistema de Gestão Integrada e Portal de Serviços do Inmetro após suspensão do agendamento e emissão de GRU ocorridas por conta das ocorrências climáticas que afetaram o Centro de Informática do INMETRO, na Superintendência do Rio Grande do Sul, que levou à necessidade de desligamento da central de dados.
  
O Ipem-PE informa que os proprietários dos veículos que já realizaram o agendamento, conforme o edital anterior, não conseguirão realizar novo agendamento. Assim, deverão comparecer aos locais de verificação no dia e final de placa informados no edital em vigor, com a GRU devidamente paga.
 
Confira o cronograma para agendamento no portal de serviços do Inmetro clicando aqui.
 

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