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Programa Jovem Aprendiz tem atividades no Grande Recife Consórcio

A ideia é proporcionar uma experiência do primeiro emprego, facilitando a inserção no mercado de trabalho

Publicado em: 23/05/2024 11:52 | Atualizado em: 23/05/2024 11:59

Jovens participaram de dinâmica  (Foto: Paulo Maciel/Grande Recife Consórcio)
Jovens participaram de dinâmica (Foto: Paulo Maciel/Grande Recife Consórcio)
O Grande Recife Consórcio de Transporte realizou atividades dentro do Programa Jovem Aprendiz. 
 
Responsável pelo gerenciamento do sistema de ônibus, o consórcio tem um convênio firmado como Senac para a qualificação desse público.
 
A ideia é  proporcionar uma experiência do primeiro emprego, facilitando a inserção no mercado de trabalho.
 
O Programa Jovem Aprendiz prevê a execução de atividades teóricas e práticas, sob a orientação de entidade qualificada em formação técnico-profissional. 
 
Segundo a Gerente de Capital Humano do CTM, Patrícia Neves, a parceria prevê que esses jovens possam ter uma experiência de um ano intercambiável.
 
Eles podem participar do curso de aprendizagem profissional de qualificação em serviços administrativos no Senac e no consórcio.
 
Assim, colocam esses ensinamentos em prática nas áreas da gerência de fiscalização, divisão de desenvolvimento do capital humano, coordenação jurídica, gerência de programação do sistema e gerência de contratos, e áreas afins.
 
Ao todo, cada aluno cumprirá quatro horas diárias, sendo no período da manhã de 8h às 12h ou tarde, de 13h às 17h, carteira assinada, recolhimento do FGTS e retenção do INSS.
 
Para isso,  receberá R$ 706, que é  proporcional ao salário mínimo, além de desconto de 8% INSS, com direito ao vale-transporte.
 
Curso

Esta semana, foram realizadas atividades. O   curso contou com dinâmica de grupo, com jovens de 14 a 24 anos, matriculados e frequentando a escola ou a universidade, candidatos a vaga no consórcio.
 
No primeiro momento, foram entregues recortes com “ditos populares” em duas partes, uma para cada participante de forma aleatória. 
 
Em seguida, a dupla, após encontrar o par do dito, apresentou e explicou o real sentido daquela frase. 
 
Concluindo a primeira etapa, cada jovem pegou uma folha e relatou 6 (seis) características que um Jovem Aprendiz deve possuir. 
Após, formaram um grupo e definiram em apenas três características dessas seis. 
 
Finalizando a dinâmica, todos os participantes expressaram uma palavra do que estavam sentindo. No final do processo, o candidato elaborou uma redação com a temática “transporte público”, quando será avaliado pelo seu desempenho gramatical e domínio sobre o assunto.
 
Os candidatos aprovados nesse primeiro encontro passarão por entrevista individual, antes de serem efetivados.
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