Acervo
Recentro
Prefeitura do Recife vai doar terrenos do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio para o IFPE
No projeto de reforma, a sala de projeção será requalificada, voltando a exibir filmes e mantendo viva a tradição cinematográfica do local
Publicado: 30/05/2024 às 21:00

A gestão municipal já encaminhou ao Ministério da Educação (MEC) uma Carta Compromisso para a execução do projeto/Foto: Wagner Ramos
Os terrenos do do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio, localizados no bairro de Santo Antônio, serão doados pela Prefeitura do Recife para a construção de um novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30) pela gestão municipal.
A iniciativa faz parte do programa de revitalização do centro da cidade, o Recentro e a estrutura vai contar com a sala de projeção do Cine Art-Palácio, que voltará a exibir filmes, além de servir como auditório do IFPE. Quando estiver em pleno funcionamento, o Instituto Federal terá capacidade para 1.400 estudantes.
A gestão municipal já encaminhou ao Ministério da Educação (MEC) uma Carta Compromisso para a execução do projeto de requalificação dos imóveis. O documento possui detalhes das ações de apoio à implantação da unidade de ensino, como parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Além disso, a carta destaca a oportunidade, o interesse e a prioridade conferida ao desenvolvimento do projeto, bem como o comprometimento de fornecer as garantias necessárias para sua execução.
"Em março, o presidente Lula decidiu expandir a rede de ensino técnico no Brasil. Nós ganhamos uma unidade no Recife e decidimos que ela deveria estar no centro da cidade, fazendo parte de um programa de regeneração do nosso centro urbano. E vai ser na Avenida Guararapes. A prefeitura fez a parte dela. Hoje, estamos desapropriando o Edifício Trianon e o Cine Art-Palácio para que esses dois edifícios históricos da cidade sejam recuperados e possam, com isso, acolher um novo Instituto Federal", afirmou o prefeito do Recife, João Campos (PSB).
"Nós vamos garantir que na área do Art-Palácio seja reconstruída uma sala de audiovisual para que a gente possa ter de volta esse espaço para a cidade, como tão bem retratou Kleber Mendonça Filho no seu filme 'Retratos Fantasmas'. Então, por que não misturar educação, cultura e regeneração urbana em uma ação da Prefeitura do Recife com o governo do presidente Lula para trazer o Instituto Federal, trazer a educação técnica e trazer também uma nova sala de cinema que vai ser construída e aberta na nossa cidade. Então, com parceria, a gente segue avançando e cuidando do Recife", concluiu João Campos.
Imóveis doados possuem valor histórico
O Edifício Trianon, construído nos anos 1930, é um marco da arquitetura modernista e já foi adaptado para diversas funções, incluindo consultórios médicos e uma faculdade. Em 1990, deu espaço para o Cinema Trianon, do Grupo Art Filmes.
O cinema possuía 611 lugares e tinha a área coberta com tesouras em concreto e telhas cerâmicas. A edificação está localizado no polígono de tombamento dos bairros São José e Santo Antônio, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Agora, o prédio está apto para abrigar o novo campus do IFPE com poucas modificações.
Já o Cine Art-Palácio, inaugurado em 1940, é um ícone do patrimônio cultural do Recife, conhecido por sua sala de projeção. O local tinha capacidade para cerca de 1.500 espectadores, 1.000 na platéia e 500 no balcão. Ele fica localizado no bairro de Santo Antônio, na esquina da Rua da Palma com a Rua Matias de Albuquerque.