Ação conjunta

Com mais de 400 agentes, Pernambuco e Bahia deflagram ação contra roubos, tráfico e homicídios

Vale do São Francisco Seguro começou nesta sexta (17) e pretende cumprir mandados em aberto a atuar em áreas com maior índice de crimes

Publicado em: 17/05/2024 09:59 | Atualizado em: 17/05/2024 10:55

Policiais foram mobilizados para atuar no Sertão  (Foto: SDS/PE)
Policiais foram mobilizados para atuar no Sertão (Foto: SDS/PE)
Pernambuco e Bahia firmaram uma parceria para combater o crime.
 
Nesta sexta (17), as Secretarias de Defesa Social dos dois Estados lançaram a  Operação Vale do São Francisco Seguro, com mais de 400 agentes de Segurança. 
 
Até o domingo (19), as equipes serão mobilizadas para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão em aberto, além da atuar em bairros da divisa que concentram os homicídios por brigas de facções criminosas, tráfico de drogas e roubos. 
 
Deflagração
 
A ação começou na orla de Petrolina, durante a madrugada.
Participaram do lançamento a Executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, e o comandante do policiamento Norte da  Polícia Militar da Bahia, coronel Valter Araújo. 
 
“Esta operação demonstra força não só numérica, mas da integração em torno de um objetivo comum que é combater a criminalidade e proporcionar a segurança para Pernambuco e para Bahia”, afirmou a secretaria Dominique de Castro Oliveira. 
 
Para o coronel Valter, a operação conjunta é um “marco histórico para Vale do São Francisco. “Bahia, Pernambuco, com suas cúpulas de Segurança, unidos com o objetivo único que nos trará  sucesso nas operações e que devem continuar”, disse. 
 
Também estiveram presentes o delegado da polícia civil da Bahia, André Viana, o comandante da polícia Militar de Pernambuco, cel Torres; de Pernambuco estavam: o delegado-geral da Polícia Civil Renato Rocha; o comandante dos Bombeiros Luciano Fonsêca, o diretor-geral da Polícia Científica, Fernando Benevides a corregedora da SDS-PE, Mariana Cavalcanti entre outras autoridades.

Como será
 
Durante a operação, haverá o reforço na delegacia de plantão de Petrolina para atendimento das ocorrências das demais Forças de Segurança que atuarão na cidade de forma preventiva em pontos georreferenciados de incidência de tráfico e Mortes Violentas Letais Intencionais (MVI). 
 
Na Polícia Militar, essa operação possibilita a ampliação dos efetivos empregados nas vias públicas do Sertão.
 
Esses profissionais reforçam em conjunto, especialmente, os locais de grande fluxo, centros comerciais, setores bancários, orlas, parques, ciclovias e ciclofaixas, áreas de lazer e espaços de convivência. Além de atuarem em ações preventivas por meio de  campanhas como Alerta Celular e de combate à Violência Contra Mulher.

Além das polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), também está envolvido nas ações integradas.
 O Corpo de Bombeiros intensificará fiscalizações com a operação Bar Seguro, atuando, ainda, em  salvamentos de acidentados e vítimas de violência.
 
O  Grupamento Tático Aéreo (GTA),  de Pernambuco e o Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia atuarão no patrulhamento aéreo ostensivo na região do Vale do São Francisco, dando apoio ao cumprimento dos mandados e outras ações que são realizadas por terra.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL