FERNANDO DE NORONHA

Fernando de Noronha: Semana do Meio Ambiente promove diversas atividades na ilha

O evento, este ano, será voltado para o tema "Compromisso compartilhado: todos por menos lixo"

Publicado em: 31/05/2024 10:20

A tradição é parte do calendário fixo de eventos de Fernando de Noronha, a programação acontecerá entre os dias 4 e 8 de junho (Foto: Diario de Pernambuco/Arquivo)
A tradição é parte do calendário fixo de eventos de Fernando de Noronha, a programação acontecerá entre os dias 4 e 8 de junho (Foto: Diario de Pernambuco/Arquivo)

 
Promovida em Noronha pela Administração da ilha, por meio da Gerência de Meio Ambiente; ICMBio e parceiros, a Semana do Meio Ambiente deste ano será voltada para o tema "Compromisso compartilhado: todos por menos lixo".

Em prol da temática, todas as atividades da programação vão abordar esse assunto, enfatizando a coleta seletiva, separação do lixo e reaproveitamento. O foco é sensibilizar as pessoas, mostrando que, quanto menos lixo for produzido, melhor vai ser para a ilha e também para os habitantes. 

A tradição é parte do calendário fixo de eventos de Fernando de Noronha, a programação acontecerá entre os dias 4 e 8 de junho, promovendo oficinas, atividades internas nas instituições de ensino, paineis temáticos com palestras sobre o tema ambiental, expedição, bingos, espetáculos teatrais e de mágica, feira sustentável, limpeza de praias, entre outras ações.

Nesta edição, os paineis de debates vão ser realizados à noite, na Praça São Miguel. A programação oficial inicia logo cedo, no dia 4, às 8h30, com o Beach Clean Up para o recolhimento de resíduos na praia do Porto.

Durante a semana, estão programadas atividades no Centro Integrado de Educação Infantil (Ciei) Bem-Me-Quer, e na Escola Arquipélago, além de paineis temáticos, visitas à Unidade de Triagem de Resíduos Sólidos, ao Lab Noronha e à Neoenergia, bem como expedição à Ilha Rata. Também terão oficinas de reaproveitamento, espetáculos de teatro e observação de estrelas, e ainda duas exposições na Praça São Miguel: Ilha Submersa e Lixo Marinho.

O gerente de Meio Ambiente de Noronha, Ramon Abelenda, ressalta a parceria com o Governo de Pernambuco na construção da programação, através da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando Noronha, e o ICMBio, para celebrar uma semana importante para o arquipélago.

"A programação foi elaborada por diversas mãos, com vários atores do arquipélago, instituições e parceiros, que ajudaram a construir as ações dentro da pauta de resíduos sólidos. Junto com a comunidade e com os turistas, vamos discutir as melhores práticas, de uma forma lúdica, e levar também isso para a comunidade escolar, para que a gente possa estar colocando no centro do debate essa pauta que é tão relevante", disse Ramon.

Segundo a bióloga e educadora ambiental, Fabiane Vilela, que faz parte da coordenação da Semana do Meio Ambiente, o que se pretende com as atividades, entre outras coisas, é incentivar o descarte correto do que não serve mais, bem como não deixar resíduos no quintal de casa, acumulando sujeira, já que esses materiais podem ser nocivos à saúde, contribuindo ainda com os perigos ao meio ambiente. 

"Essas atividades são para estimular realmente a melhoria da situação dos resíduos aqui em Noronha, pois tantos são jogados fora de lugar, descartados incorretamente. Vamos mostrar como separar o lixo de forma correta em casa, que é uma fonte geradora, colocar adequadamente na rua e manter a ilha cada vez mais limpa. Cada um fazendo a sua parte. Então, o maior estímulo da Semana Nacional do Meio Ambiente em Fernando de Noronha é esse", ressaltou a coordenadora.
Tags: ambiente | meio | semana | noronha | de | fernando |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL