VACINAÇÃO

Recife inicia vacinação de pessoas de 9 a 19 anos contra o HPV

A ampliação do público-alvo visa facilitar a adesão e aumentar a cobertura vacinal através da aplicação única, contribuindo para a prevenção do câncer de colo do útero e outras doenças associadas.

Publicado em: 22/04/2024 11:14

A partir desta segunda-feira (22/04), o público-alvo será expandido para pessoas da faixa etária dos 9 aos 19 anos, e o esquema vacinal será aplicado com dose única. (Foto: Ivison Gambarra/PCR)
A partir desta segunda-feira (22/04), o público-alvo será expandido para pessoas da faixa etária dos 9 aos 19 anos, e o esquema vacinal será aplicado com dose única. (Foto: Ivison Gambarra/PCR)
A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), em alinhamento com as diretrizes do Ministério da Saúde, implementou uma nova estratégia para a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV).

A partir desta segunda-feira (22), o público-alvo será expandido para pessoas da faixa etária dos 9 aos 19 anos, e o esquema vacinal será aplicado com dose única.

Segundo a Sesau, o imunizante está disponível nas 170 salas de vacinação do Recife e também nos quatro shopping centers da cidade (RioMar, Tacaruna, Recife e Boa Vista), além do Centro Médico José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, na Zona Norte da capital. 

"O principal objetivo é aumentar a adesão à vacinação e ampliar a cobertura vacinal, visando eliminar o câncer de colo do útero como problema de saúde pública. A recomendação da dose única foi respaldada por estudos com evidências robustas sobre sua eficácia em comparação com esquemas de duas ou três doses. Além disso, o novo esquema segue as diretrizes mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)", destacou a gerente do programa de imunização do Recife, Nádia Carneiro.

De acordo com a prefeitura, o grupo destinado a receber a vacina inclui meninas e meninos na faixa etária alvo, visando protegê-los antes da exposição ao vírus. Além disso, pessoas com imunocomprometimento, vítimas de violência sexual e outras condições específicas também são contempladas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), podendo receber a vacina até os 45 anos. 

"A vacina quadrivalente disponível no SUS protege contra quatro tipos de vírus associados a diferentes condições, como condilomas acuminados (conhecidos como verruga genital) e câncer de colo do útero", completou Nádia Carneiro.

Câncer do colo do útero

Anualmente, são registrados cerca de 570 mil novos casos de câncer do colo do útero no mundo, associados ao vírus HPV. No Brasil, o câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina. Dessa forma, a vacinação é essencial para sua prevenção.

A estimativa para o triênio 2023-2025 aponta para 770 novos casos em Pernambuco, sendo 170 diagnosticados na cidade de Recife (INCA, 2022). A vacina HPV quadrivalente, incorporada em 2014 no Calendário Nacional de Vacinação, protege contra os tipos virais mais comuns do HPV.

Orientações

Ao se deslocar para um posto de vacinação mais próximo, a população deve levar documento com foto (informando o CPF) e, se tiver, a caderneta de vacinação. Menores de idade devem estar acompanhados de pais e responsáveis.

Grupos contemplados

  • Adolescentes de 9 a 19 anos: dose única;
  • Pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR): 03 doses (0-2-6 meses);
  • Pessoas em condições clínicas especiais (como HIV/AIDS, transplantados e imunossuprimidos): 03 doses (0-2-6 meses);
  • Vítimas de violência sexual: de 09 a 14 anos: 02 doses (0-6 meses), de 15 a 45 anos: 03 doses (0-2-6 meses);
  • Vítimas de violência sexual com condições clínicas especiais: 03 doses (0-2-6 meses).
Tags: hpv | vacinação | recife |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL