Conscientização
Passeio Ciclístico Inclusivo celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Evento da Prefeitura do Recife pretende combater capacitismo e promover inclusão
Por: Nicolle Gomes
Publicado em: 16/04/2024 09:40 | Atualizado em: 16/04/2024 10:03
A concentração está marcada às 8h no Projeto Bike sem Barreiras, localizado na Avenida Rio Branco, nas proximidades do Marco Zero (Foto: Divulgação) |
No próximo domingo (21), o Bairro do Recife será palco de um evento inclusivo e marcante: o Passeio Ciclístico Inclusivo em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista.
A ação acontecerá das 8h às 11h, promovendo um momento lúdico, interativo e informativo para combater o capacitismo e contribuir para a construção de uma sociedade mais harmônica e inclusiva.
A concentração está marcada às 8h no Projeto Bike sem Barreiras, localizado na Avenida Rio Branco, nas proximidades do Marco Zero. O Passeio Ciclístico Inclusivo contará com a participação de representantes de entidades, profissionais de diversas áreas, pessoas com deficiência, pessoas autistas e a comunidade em geral.
A programação inclui um aquecimento com profissional da Academia da Cidade às 9h, promovendo momentos de integração, conscientização e inclusão. Em seguida será realizado o Passeio Ciclístico Inclusivo em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o TEA às 9h30, com encerramento às 11h. Os participantes irão percorrer as ruas do Bairro do Recife, como as Avenidas Rio Branco e Alfredo Lisboa, passando pela Avenida Cais do Apolo e retornando para o local de partida.
"O evento não só celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, mas também destaca a importância de reconhecer e respeitar os direitos das pessoas com TEA na sociedade", destaca Paulo Fernando, gerente da Pessoa com Deficiência. Ele ainda ressalta que o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído pela ONU, visa sensibilizar a população sobre o transtorno que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
O ato busca chamar a atenção da população para a legislação brasileira voltada para a proteção dos direitos das pessoas com autismo, como a Lei Berenice Piana nº 12.764/12, que criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Espectro Autista, e a Lei 13.977, conhecida como Lei Romeo Mion, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
O Projeto é promovido pela Gerência da Pessoa com Deficiência, em parceria com entidades representativas das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Projeto Bike sem Barreiras da Uninassau.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS