TRABALHO ESCRAVO

MTP lança quadrinho que alerta sobre trabalho escravo nas fábricas de gesso de Pernambuco

Publicação fala sobre atuação do MPT em Pernambuco na reconfiguração do ambiente de trabalho do maior polo gesseiro do mundo

Publicado em: 17/04/2024 20:25 | Atualizado em: 17/04/2024 20:25

A história em quadrinhos será distribuído em empresas que produzem gesso no Sertão do Araripe (Foto: Marina Torres/DP Foto)
A história em quadrinhos será distribuído em empresas que produzem gesso no Sertão do Araripe (Foto: Marina Torres/DP Foto)
A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ana Carolina Lima Vieira, visito a redação do Diario de Pernambuco na tarde desta quarta-feira (17) para falar sobre as ações que serão adotadas para conscientização e prevenção aos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A ação conta com o lançamento da 73ª edição do "MTP em Quadrinhos", que traz a edição Gesseiros: "Neve" no Sertão do Araripe.
 
O material será distribuído em empresas que produzem gesso no Sertão do Araripe, distribuídas em municípios como Araripina, Bodocó, Ipubi, Ouricuri e Trindade, que foram o Polo Gesseiro do estado. 
 
"Essa revista é um projeto do Ministério Público do Trabalho desd 2012 e temos vários lançamentos sobre o ambiente de trabalho, como combate ao trabalho da criança do adolescente. A nossa nova edição é sobre a atuação do MPT na região do Polo Gesseiro. Há dez anos o MPT desenvolve trabalhos nesta região e a gente resvolveu divulgar nossas ações e o resultado. A melhro forma que a gente encontrou de divulgar promocionalmente foi através da publicação deste quadrinho, que leva uma mensagem simples, lúdica, acessível e traz a informação da problemática que existe na região", explicou a procuradora Ana Carolina Lima Vieira.
 
A ação de conscientização é promovida no Abril Verde, mês dedicado às ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O quadrinho destaca a necessidade das empresas assegurarem um ambiente de trabalho seguro e saudável e foca no setor gesseiro, uma vez que Pernambuco tem o maior polo gesseiro do mundo e é responsável por produzir mais de 80$ do gesso do Brasil.

Apesar da força do Polo Gesseiro, ainda há muita luta para viabilizar um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos os trabalhadores do setor no Sertão. De acordo com a procuradora Ana Carolina Lima Vieira, muitas empresas atuam de forma irregular e não oferecem condições mínimas para os trabalhadores, priorizando o trabalho infantil e mão de obra barata. Os dados foram coletados em escolas e analisando a saúde dos trabalhadores da região, que sofrem com as consquências da inalação do gesso.
 
"A informalidade é absurda e isso gera uma concorrência desleal entre as empresas, fazendo com que haja um desajuste social, econômico e fiscal. A gente verifica que o que há de mais irregular nestas empresas é o ambiente de trabalho, que tem uma quantidade enorme de acidentes, que levam à amputação de membros e até memso óbito. O quadrinho retrata que no ano de 2017 a maior parte dos acidentes de trabalho no estado aconteceram naquela região. Também tem a questão da poluição do ar e não são tomadas medidas simples como inserção de filtros nas chaminés", completou a procuradora.
 
De acordo com Ana Carolina Lima Vieira, as empresas se mostram dispostas a dialogar com o MPT e oferecer as condições dignas de trabalho para os funcionários. Caso não haja colaboração, é feita uma indenização pelos danos causados à população. 
 
Desde 2015, o Ministério Público do Trabalho, por meio do Grupo de Trabalho (GT) do Gesso, acompanha a situação das condições de trabalho no Sertão do Araripe pernambucano, com o intuito de garantir melhorias para os trabalhadores do setor, que sofrem, sobretudo, com a exposição excessiva à poeira do gesso, falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e condições sanitárias inadequadas. Estima-se que essa atuação já beneficiou mais de 5 mil trabalhadores.   

MPT em quadrinhos

O projeto “MPT em Quadrinhos” é coordenado pelo Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo e já distribuiu mais de 5 milhões de exemplares em todo o Brasil. Temas como saúde e segurança no trabalho, assédio moral, direitos das gestantes, trabalho por aplicativos e aprendizagem profissional são alguns dos temas disponíveis. 
 
Os quadrinhos também são uma forma de introdução ao mundo da literatura, usando não apenas escrita, mas também ilustrações. Além disso, este material auxilia o desenvolvimento do hábito da leitura de forma eficaz e despertam a curiosidade dos leitores, principalmente os que fazem parte do público infantil.

Grupo de Trabalho

Atualmente, o órgão ministerial acompanha a implementação do Plano de Desenvolvimento Local (PDL) 2030, desenvolvido em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Pacto Global das Nações Unidas. O MPT em Pernambuco ainda arrecadou cerca de R$ 800 mil, em pagamento de indenizações coletivas, destinados para ações transformadoras junto a órgãos e entidades que prestam serviços relevantes à sociedade.
Tags: gesso | sertão | trabalho | mtp |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL