INFECÇÃO RESPIRATÓRIA
Dois primeiros casos de coqueluche deste ano são confirmados no Recife
A Secretaria de Saúde notificou registros em uma criança de 2 anos e um bebê de 4 meses
Por: Aimé Kyrillos
Publicado em: 19/04/2024 14:43
![]() |
Na rede municipal de saúde do Recife, há 170 postos que oferecem a vacina pentavalente (Foto: Edson Holanda/PCR ) |
Os dois primeiros casos de coqueluche de 2024 foram confirmados no Recife. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, duas crianças, sendo uma de 4 meses e outra de dois anos, foram diagnosticadas com a doença.
Por meio de nota divulgada nesta sexta (19), a secretaria disse que, em 2023, no mesmo período, houve a confirmação de 10 casos.
Na rede municipal de saúde do Recife, há 170 postos que oferecem a vacina pentavalente, que imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae do tipo B e hepatite B. As aplicações ocorrem aos 2, 4 e 6 meses de idade do bebê.
"O reforço é feito com a vacina tríplice bacteriana – DTP (difteria, tétano e coqueluche) aos 15 meses (1º reforço) e 4 anos (2º reforço), encerrando assim o ciclo de imunização contra essa doença”, diz a nota.
Entenda a doença
A coqueluche, doença infecciosa aguda de transmissão respiratória causada pela bactéria Bordetella pertussis e que acomete em sua maioria crianças menores de um ano de idade.
Para estimular a imunidade à doença, a medida de prevenção mais eficaz ainda é a vacinação.
Para isso, a criança deve seguir o esquema vacinal infantil e ter as aplicações do imunizante garantidas.
Os sintomas se apresentam em três fases sucessivas.
A primeira pode durar até duas semanas e inicia-se com manifestações respiratórias e sintomas leves (febre pouco intensa, mal estar geral, coriza e tosse seca), seguido por surtos de tosse, cada vez mais intensos e frequentes.
Na segunda fase, geralmente sem febre ou com febre baixa, há crises de tosse súbita e incontrolável, rápida e curta.
Durante esses acessos, o paciente não consegue inspirar, apresenta congestão facial e, eventualmente, pele azulada, que pode ser seguida de apneia e vômito, podendo durar de 2 a 6 semanas.
A última fase, da convalescença, os surtos de tosse desaparecem e dão lugar a episódios de tosse comum e pode se prolongar até 3 meses.
Grávidas
A vacina contra coqueluche também é gratuita para as gestantes nos postos de saúde. É recomendada a cada gestação, a administração de 1 dose de dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular) a partir da 20ª semana de gestação.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS