Segurança

Alepe promove audiência pública para debater segurança em Pernambuco

Pernambuco fechou 2023 com uma média de dez mortes por dia

Publicado em: 01/04/2024 17:05

Foram convidados para a audiência pública representantes das secretarias de Defesa Social, Administração e Ressocialização, além de organizações como o Sinpol, ADEPPE, bem como a ASPPAPE (Foto: Rinaldo Marques)
Foram convidados para a audiência pública representantes das secretarias de Defesa Social, Administração e Ressocialização, além de organizações como o Sinpol, ADEPPE, bem como a ASPPAPE (Foto: Rinaldo Marques)

Pernambuco registrou a segunda maior taxa de assassinatos por 100 mil habitantes em todo o país, segundo dados do Monitor da Violência. Diante dos índices alarmantes que envolvem a segurança pública, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) irá promover uma audiência pública para debater a crise na segurança pública do estado na próxima quarta-feira (3) no auditório Sérgio Guerra às 9h.

De acordo com a deputada Delegada Gleide Ângelo, membro titular da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Alepe, o encontro visa debater o assunto a fim de encontrar medidas eficazes para reduzir os casos de violência em Pernambuco.

"A criminalidade está sem freios em Pernambuco. A bandidagem matou um bebê de nove meses, em Itamaracá. A bandidagem matou uma criança de 10 anos e deixou outra que, com apenas sete anos, está com risco de ficar paraplégica. A bandidagem atirou em outra criança de três anos. É isso que a criminalidade está fazendo em nosso Estado e, se você não tiver investigação, como é que vai prender?", declarou a deputada estadual.

A audiência também discutirá a falta de planejamento e efetividade do programa Juntos Pela Segurança. De acordo com Gleide, desde o lançamento, o Programa ainda não apresentou resultados convincentes na redução da criminalidade. A meta do Juntos Pela Segurança é reduzir em 30% as Mortes Violentas Intencionais (MVIs) até 2026.

Foram convidados para a audiência pública representantes das secretarias de Defesa Social, Administração e Ressocialização, além de organizações como o Sinpol, ADEPPE, bem como a ASPPAPE. 

Também foram convocados integrantes do União dos Escrivães de Polícia Civil de Pernambuco, ACS e Associação de Polícia Científica do Estado de Pernambuco. A sociedade civil organizada, através do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Instituto Sou da Paz também estarão presentes.

Violência desafia o Juntos Pela Segurança

Em novembro de 2023, o Governo do Estado anunciou o lançamento do programa Juntos Pela Segurança para reverter o cenário preocupante da criminalidade em Pernambuco. Desde então, os números de violência no estado continuam crescendo e amedrontando a população.

Somente nos dois primeiros meses de 2024, o estado registrou 7.738 casos de roubo e furto, o que significa uma média de 128 casos por dia. Em janeiro foram contabilizadas 3.972 ocorrências e, em fevereiro, 3.766 casos, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS).

O número de assassinatos no estado também não fica para trás. Foram dez assassinatos por dia no mês de fevereiro, totalizando 310 casos. Houve um aumento de 11,1% se comparado com o mesmo período de 2023, quando janeiro e fevereiro somaram 602 mortes violentas. 

A Região Metropolitana do Recife (RMR) ficou na segunda posição no ranking de casos de MVI em fevereiro deste ano. 
 
Foram 85 assassinatos registrados, o que se comparado com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de 29,1%, já que em fevereiro de 2023 foram contabilizados 120 casos.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL