Diario de Pernambuco
Busca

SEMANA SANTA

Semana Santa: confira o abre e fecha da Prefeitura do Recife

Além de apoiar a realização de espetáculos em homenagem à Paixão de Cristo, a Prefeitura do Recife oferecerá ações do Olha! Recife e do Praia sem Barreiras para quem quer curtir o feriadão

Publicado em: 26/03/2024 17:20

Em função do feriado, alguns serviços municipais não estarão disponíveis ou terão horário de funcionamento alterado (Foto: Divulgação)
Em função do feriado, alguns serviços municipais não estarão disponíveis ou terão horário de funcionamento alterado (Foto: Divulgação)
A Prefeitura do Recife vai oferecer opções de lazer para os recifenses e turistas que quiserem aproveitar o feriadão da Semana Santa na cidade.

O Marco Zero, no Bairro do Recife, volta a receber o espetáculo "Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo", da Sexta-feira Santa (29) até o Domingo (31), sempre às 18h. 

Nestes mesmos dias, a Paixão de Cristo de Casa Amarela será realizada na Concha Acústica do Sítio Trindade, sempre às 20h. 

Em função do feriado, alguns serviços municipais não estarão disponíveis ou terão horário de funcionamento alterado.

O museu Paço do Frevo funcionará normalmente, de quinta-feira (28) a domingo, com os últimos dias da exposição "A Magia do Galo". 

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível tanto na Sexta-feira Santa quanto no Domingo de Páscoa; e o Olha! Recife também vai disponibilizar um tour por atrativos turísticos na sexta-feira, com saída às 9h30, da Praça do Arsenal.

Já o projeto Praia sem Barreiras acontecerá de sexta-feira até o domingo, das 8h às 13h, na Praia de Boa Viagem. 

E quem quiser aproveitar os dias para cuidar da saúde, os Centros de Vacinação (CV) estarão oferecendo imunização contra influenza para todos os grupos prioritários, além de Covid-19 e atualização de caderneta de vacinação para o público em geral.

Confira o que abre e fecha durante o feriado da Semana Santa:

Edifício sede

O edifício-sede da PCR estará fechado neste feriado de Páscoa. As atividades do prédio e o atendimento ao público serão retomados normalmente na segunda, 1º de abril.

Saúde

Nesta quinta e na Sexta-feira Santa (28 e 29/3), ponto facultativo e feriado de Páscoa, respectivamente, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) montou um esquema especial de funcionamento para garantir o atendimento à população. 

Os Centros de Vacinação estarão oferecendo imunização contra influenza para todos os grupos prioritários, além de Covid-19 e atualização de caderneta de vacinação para o público em geral. 

Na quinta-feira, o funcionamento será das 9h às 19h nas unidades dos shoppings Tacaruna, Riomar, Recife e Boa Vista. 

Já na Sexta-feira, será das 12h às 19h no Tacaruna, Riomar e Recife, e das 11h às 19h no Boa Vista. 

Em ambos os dias, o Centro de Vacinação do Centro de Saúde Ermírio de Moraes, em Casa Forte, estará aberto das 8h às 18h. 

Os pontos de testagem para covid-19 também estarão funcionando. Tanto na UBT José Dustan, na Iputinga, das 8h às 12h e das 13h às 17h, quanto no Parque Dona Lindu, Boa Viagem, das 8h às 17h, não há necessidade de agendamento. 

Já o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento por meio do telefone 3355-7712, das 8h às 17h.

Os serviços de urgência, emergência e internação permanecem 24 horas nas policlínicas Agamenon Magalhães, em Afogados, e Amaury Coutinho, na Campina do Barreto; e nas policlínicas e maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura), assim como nos hospitais pediátricos Maria Cravo Gama, em Areias, e Helena Moura, na Tamarineira. 

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (HMR), no Curado, estará com seus serviços ambulatoriais e de imagem suspensos durante o feriadão da Páscoa, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, além de emergências ginecológicas e obstétricas. 

O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de violência.

Cultura

Para celebrar a cultura como liturgia e compromisso sagrado, neste feriado santo, o Recife vai ter espetáculo a céu aberto e programação para todos os gostos nos espaços culturais municipais, com realização, ou apoio da Prefeitura. 

No Marco Zero, a história mais antiga e evocada da humanidade será contada no espetáculo "Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo", nos próximos dias 29, 30 e 31 de março, sempre às 18h. 

Em sua 26ª edição, a encenação, gratuita e aberta ao público, com realização da Apacepe e patrocínio da Prefeitura do Recife, reunirá 50 atores e atrizes no elenco, além de 80 figurantes, para emoldurar a história de Jesus Cristo com temas e questões contemporâneas e urgentes, que atravessam e desafiam a humanidade a rever preconceitos e valores.

Também com apoio da Prefeitura, a Paixão de Cristo de Casa Amarela, tradicionalmente montada e encenada por moradores do bairro, terá sua 22ª edição apresentada por um elenco de mais de 100 pessoas, na concha acústica do Sítio Trindade, nos próximos dias 28, 29 e 30 de março, às 20h. O acesso é gratuito.

Fora da via crucis, o circuito cultural do feriado também será intenso, com programações variadas em museus e teatros. 

O Paço do Frevo funcionará normalmente, de quinta a domingo, convidando o Recife aos últimos dias da exposição "A Magia do Galo", dedicada ao maior símbolo do Carnaval do Recife. 

No sábado (30) e no domingo (31), a partir das 15h, serão também oferecidos debates e conversas sobre o frevo, seus acordes, brincantes, repercussões e transformações ao longo do tempo. 

As inscrições são gratuitas. Mais informações no Instagram no museu. Na quinta e na sexta (28 e 29), o Paço funcionará das 10h às 17h. No sábado e no domingo (30 e 31), abrirá das 11h às 18h.

Entre os teatros, o destaque é o Santa Isabel, que recebe os espetáculos Cinderella, na quinta (28), às 19h, e Romeu e Julieta, no domingo (31), também às 19h.

Turismo e Lazer

Nesta Semana Santa, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível em dobro. O percurso que passa por mais de 30 bairros recifenses, passando pelos principais atrativos turísticos, estará disponível das 7h às 17h, nesta sexta-feira (29) e domingo (31). 

O Olha! Recife, projeto de sensibilização turística que oferece roteiros gratuitos e guiados, também estará com tour por atrativos turísticos na sexta-feira (29), com saída às 9h30, da Praça do Arsenal. Mais informações pelo site www.olharecife.com.br. 

Meio ambiente

O Jardim Botânico do Recife (JBR), Zona Oeste da cidade, e o Econúcleo do Parque da Jaqueira, Zona Norte, estarão fechados a partir da quinta-feira (28), até o domingo (31), devido ao feriado da Semana Santa. 

O JBR abre suas portas na terça-feira (2), das 09h às 15h, com entrada gratuita.

Hospital Veterinário do Recife
 
Nesta Sexta-feira da Paixão (29), o Hospital Veterinário do Recife funciona em expediente diferenciado, aberto das 7h às 13h, para urgências. A partir da segunda (1), o expediente volta ao normal, das 7h às 18h. 

Assistência Social

O projeto Praia sem Barreiras acontece, normalmente, de sexta-feira até o domingo, das 8h às 13h, na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso. 

A ação consiste no banho de mar assistido às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida com o uso de cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis para garantir o acesso à faixa de areia e ao mar. 

Não precisa de agendamento prévio para participar da ação, basta comparecer ao local. É importante ressaltar que a atividade poderá ser suspensa em caso de grande volume de chuva ou de maré alta. 

Na quinta (28) e sexta-feira (29), não funcionarão os atendimentos realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). 

Também não funcionarão o Centro de Referência em Cidadania LGBTI+ e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves.

As exceções são o Centro Popinho, o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. 

Também mantêm o funcionamento os restaurantes populares Josué de Castro e Naíde Teodósio, que permanecem com a oferta de refeições para a população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

Compaz e Bibliotecas

A Rede Compaz e a Rede de Bibliotecas pela Paz estarão fechadas da próxima quinta-feira (28) até o domingo (31), em virtude do feriado da Páscoa.

Mulher

Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife estarão fechados neste feriado em comemoração à Páscoa. 

As exceções são o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na Rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia; e o Serviço Especializado Regionalizado (SER) Clarice Lispector, localizado na Av. Recife, 700, em Areias, que atende todos os dias, das 7h às 19h. Os demais serviços e atividades serão retomados normalmente na segunda, 1º de abril.

Mercados e Feiras

Os mercados e feiras públicas do Recife vão funcionar normalmente na próxima quinta-feira: 6h às 18h. 

Na Sexta-feira da Paixão, os equipamentos vão atender o público de 6h às 13h. No sábado, como de costume, o horário de funcionamento será de 6h às 18h; e no domingo, 6h às 12h. 

Trânsito

Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na quinta-feira (28), devido ao feriado da Semana Santa. 

Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. 

A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (1º), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

Esportes

As 27 unidades da Academia Recife estarão fechadas a partir da tarde da quinta (28) e na sexta-feira (29). O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) fecha tanto na quinta quanto na sexta.

Agências de Emprego, Escolas Profissionalizantes e Sala do Empreendedorismo

Em razão do feriado da Semana Santa, as Agências de Emprego, Escolas Profissionalizantes e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta sexta-feira (29), nem na quinta-feira (28) em razão do decreto de ponto facultativo. Os serviços retornam na segunda-feira (1) na Agência de Emprego situada no antigo prédio da Fama, entre as 8h e 16h, com atendimento da Sala do Empreendedorismo também disponível.

As aulas nas Escolas Profissionalizantes, por sua vez, também retornam na segunda-feira (1), nos horários normais dos cursos. Já os serviços da Agência e da Sala presentes nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro) retornam suas atividades na terça-feira (2), das 8h às 16h, conforme funcionamento do equipamento.

Procon Recife

Em virtude do feriado da Semana Santa, não haverá expediente na quinta (28) e sexta-feira (29), na sede do Procon Recife, situada na Rua do Imperador, 491, bairro de Santo Antônio. 

Os postos de atendimento do órgão, localizados nos Compaz (Ariano Suassuna, no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Dom Hélder, no Coque, e Professor Paulo Freire, no Ibura) também estarão fechados. O atendimento volta a funcionar normalmente na segunda-feira (1º), das 8h às 17h.

Procuradoria

Na próxima quinta-feira (28), véspera do feriado da Sexta-feira Santa (29), foi considerado ponto facultativo e não haverá expediente também no Setor de Atendimento da Procuradoria da Fazenda Municipal (PFM). 

O órgão, localizado  no Empresarial Riomar Trade Center,  no bairro do Pina, volta ao atendimento presencial na próxima segunda-feira (1°), das 8h às 14h.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL