Diario de Pernambuco
Busca

VIOLÊNCIA

"Papangu assassino": jovem de 19 anos é preso por suspeita de morte de comerciante no carnaval de Olinda

Nesta quinta (14), polícia detalhou captura de rapaz, que aconteceu em Abreu e Lima, no Grande Recife

Publicado em: 14/03/2024 13:47 | Atualizado em: 14/03/2024 13:52

Os detalhes da prisão de dois suspeitos foram apresem tandos pela polícia, nesta quinta (14)  (Foto: Arquivo/Redes Sociais )
Os detalhes da prisão de dois suspeitos foram apresem tandos pela polícia, nesta quinta (14) (Foto: Arquivo/Redes Sociais )

Um jovem de 19 anos foi preso, nesta quinta (14), por suspeita de envolvimento na morte de um comerciante, em um posto de combustíveis, em Olinda, no domingo de carnaval deste ano.

O crime ficou conhecido como caso do "papangu assassino". 

É que o homem que aparece nas imagens de câmeras de segurança do estabelecimento, atirando na vítima, estava com uma fantasia de um personagem famoso da folia chamado de papangu, com todo o corpo coberto e uma máscara no rosto.    
 
A vítima foi o comerciante Rafael Gonçalves Lima, dono do posto.

Na manhã desta quinta, a Polícia Civil concedeu uma entrevista coletiva, na sua sede, no Centro do Recife, para explicar essa captura.

No dia 1º de março, um homem de 25 já tinha sido preso por suspeita de envolvimento no caso. 

Na época, ele foi alvo da  Operação de Intervenção Tática Quatro Cantos, que  cumpriu mandados de prisão e oito de busca e apreensão domiciliar. 

A ação foi da 9a Delegacia de Polícia de Homicídios (DPH), em parceria  com a 7ª Delegacia Seccional de Olinda, e o Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco.
 Explicações

Na coletiva, a polícia disse que o jovem, capturado nesta quinta, já tinha sido apreendido por tráfico de drogas quando era adolsscente. 

O delegado Francisco Océlio, responsável pelas investigações, não detalhou qual foi a participação dele no crime nem se o rapaz é o misterioso "papangu assassino". 

O policial disse que a moto que aparece nas imagens pertence ou pertencia ao jovem preso nesta quinta, em Abreu e Lima, no Grande Recife.

Morador da comunidade V-8, no Varadouro, onde aconteceu o crime do carnaval, ele teria dito aos policiais que a  moto já havia sido repassada a um homem, em janeiro deste ano. Portanto, antes do carnaval.

A polícia ainda ainda não falou oficialmente  sobre a motivação da morte do comerciante.
 
Adiantou, no entanto,  que uma hipótese é de que ele teria ficado marcado pelos traficantes da área por causa de uma "devença". 

Até agora, a polícia disse que não descobriu nada contra a vítima e disse que o comerciante Rafael não  teve envolvimento anterior com a criminalidade. 

Como foi o crime

O crime aconteceu no último dia 11 de fevereiro,  no Varadouro, Olinda. 
No domingo de Carnaval , o comerciante, de 34 anos, foi assassinado na loja de conveniência de um posto.
  
A vítima estava olhando as prateleiras da loja quando o agressor, vestido de papangu, sacou a arma e disparou à queima-roupa.

Há informações de que, além do fantasiado, outros homens participaram do crime.  
 "nas imagens aparece um  fantasiado e o piloto da moto, mas podemos chegar atpé outros suspeitos", disse o delegado.

Tags: papangu | assassino | jovem |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL