Acervo
Casa própria
Moradia: 170 famílias de Serra Talhada recebem título de propriedade
A entrega dos títulos foi feita pela governadora Raquel Lyra nesta segunda-feira (5)
Publicado: 05/02/2024 às 18:02

A regularização dos imóveis foi feita no núcleo urbano Parque Residencial Serra Talhada/Foto: Miva Filho/Secom

Moradores do município de Serra Talhada, no Sertão do estado, receberam títulos de propriedade de imóvel nesta segunda-feira (5). Ao todo, 170 famílias de baixa renda foram beneficiadas com a entrega, que foi realizada pela governadora Raquel Lyra (PSDB).
"Hoje é meu aniversário e recebi o melhor presente da minha vida, que foi a escritura da minha casa. Agora é minha", disse o aposentado José Carlos de Souza, de 66 anos. A iniciativa para garantia de moradia digna permite que as famílias tenham acesso ao registro de suas casas sem custos.
"Nós fazemos a entrega de títulos de propriedade porque colocamos como prioridade esse sonho de ter o documento da casa garantido. Tornamos realidade com a parceria de órgãos do Governo, da prefeitura e agentes comunitários. Já entregamos mais títulos do que nos últimos oitos anos. Isso significa segurança para todas as famílias beneficiadas", destacou Raquel Lyra.
A regularização dos imóveis foi feita no núcleo urbano Parque Residencial Serra Talhada. Esta ação foi desenvolvida por meio da parceria firmada entre a Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart) e a Prefeitura de Serra Talhada. O habitacional foi adquirido na década de 1980 pela extinta Cohab-PE.
"A escritura é a propriedade da casa própria e uma das vertentes do programa Morar Bem PE é dar segurança a essas famílias. A habitação de interesse social, em todas as frentes, é uma meta da governadora para a redução do déficit habitacional", registrou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.
Atualmente 4.790 imóveis possuem escrituras registradas e 11.395 regularizações em andamento pela Perpart.
Morar Bem PE
O Programa Morar Bem PE visa oferecer para mais de 60 mil famílias carentes do estado a oportunidade de viver com mais dignificado em um imóvel próprio. Este número está dividido em regularização e entrega de titularidade,
O plano é regularizar 50 mil unidades com títulos de propriedade e o restante, 10 mil casas, serão feitas por meio da retomada de obras paralisadas e através de novos contratos habitacionais com recursos do Minha Casa Minha Vida e contrapartidas do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (FEHIS).